Noticia
PSCT 2018.2: Vídeo divulga edital de seleção em Libras
No Instituto Federal da Paraíba, 5% das vagas de cada curso são reservadas a pessoas com deficiência. Dentre os estudantes do IFPB, há 85 pessoas com deficiência auditiva, a maioria surdos, segundo dados da Coordenação de Ações Inclusivas, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Para aumentar ainda mais o acesso da comunidade surda à instituição, a Coordenação de Ações Inclusivas vem providenciando que cada edital de seleção do IFPB traga a sua versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O vídeo com o edital do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2018.2) em Libras foi gravado pela Coordenação de Produção Audiovisual, da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing. O Intérprete de Libras, Samuel Alysson França, do Campus João Pessoa do IFPB, foi o responsável pela tradução.
Segundo a coordenadora de Ações Inclusivas do IFPB, Larissa Cossetti, a tradução dos editais seletivos e de outros documentos importantes para a comunidade acadêmica é um compromisso constante do setor. "Temos hoje 366 estudantes com algum tipo de deficiência no IFPB", informou Larissa.
Acesse aqui o vídeo no canal da TV IFPB no youtube.
O IFPB está oferecendo 985 vagas em cursos técnicos subsequentes, para quem já terminou o Ensino Médio. São oportunidades em 12 campi: Cabedelo, Cabedelo Centro (incluindo Lucena), Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, João Pessoa/Mangabeira, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Santa Luzia.
Os cursos ofertados neste processo seletivo são: Equipamentos Biomédicos; Meio Ambiente; Cuidados de Idosos; Eletromecânica; Eletrônica; Eletrotécnica; Mecânica; Secretariado; Serviços Jurídicos; Informática; Manutenção e Suporte em Informática; Edificações; Instrumento Musical; Mineração; Química.
As inscrições iniciam em 28 de maio, nesse link do Portal do Estudante.
Os interessados têm até o dia 22 de junho para se inscreverem gratuitamente. Todo o curso no IFPB é gratuito.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da Reitoria
Imagem: Pablo França – programador visual da Reitoria