Noticia
IFPB é o primeiro entre os Institutos Federais no ranking de Patentes de Invenção
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está comemorando o excelente lugar no ranking de Patentes de Invenção. No relatório divulgado essa semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), no ranking dos 50 maiores depositantes residentes no Brasil, o IFPB está em 22º lugar, com 21 patentes de invenção.
Confira aqui o ranking do INPI. O IFPB é o primeiro entre os Institutos da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica nesse ranking, onde aparece apenas o IFCE como outro membro da Rede.
Até o presente momento, o IFPB tem 33 patentes depositadas, 30 programas de computador registrados e 5 marcas registradas. Entre os campi com maior número de patentes, estão João Pessoa, Sousa, Campina Grande e Cabedelo. Há patentes que foram desenvolvidos em colaboração entre os campi e também em parceria com outras instituições de ensino.
O Diretor de Inovação Tecnológica, da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, ressalta que a grande motivação para esse salto que o IFPB deu em três anos na área está o envolvimento crescente dos agentes de inovação nos campi. “Em um ano, mais do que dobramos, o que mostra um grande trabalho de divulgação das políticas de inovação, da importância de se registrar as patentes, os programas e as marcas”, ressaltou o professor Maxwell.
Entre as patentes depositadas, estão invenções de professores, técnicos e estudantes. Segundo o diretor da DIT, a engenharia é a área que tem maior número de patentes registradas. Na listagem do IFPB, vemos muitas invenções da área de Telecomunicações, soluções que podem auxiliar a vida de pessoas com deficiência, desinfecção da água por energia solar, e até patentes relacionadas ao saneamento básico e adestramento de animais.
O estudo “Indicadores de Propriedade Industrial 2018” expõe os indicadores de todos os serviços do INPI e, pela primeira vez, apresenta as patentes e os registros de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas vigentes. Em 2017, o INPI recebeu 28.667 pedidos de patentes. Para as patentes de invenção, houve crescimento de 5,4% dos pedidos de residentes.
Para saber mais sobre as patentes do IFPB, acesse esse link. A DIT também atua prestando consultoria a organizações e empresas, intermediando o contato com os inventores do IFPB e o setor produtivo.
O professor Maxwell destaca que a experiência positiva do IFPB na inovação vai ser tema de palestra no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Connepi), em Pernambuco. Ele ressalta que a inovação hoje tem 12 macro ações no IFPB e que na nova gestão da Reitoria deve passar para mais de 20 macro ações, impulsando ainda mais a inventividade.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB