Noticia
IFPB conquista segundo lugar na Mostra Tecnológica e no Desafio de Ideias
O Instituto Federal da Paraíba recebeu duas premiações na solenidade de encerramento do XII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, ocorrida nesta sexta (30) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.
Na Mostra Tecnológica, espaço que compõe o Universo IF, o IFPB conquistou o segundo lugar com o trabalho “Inovação tecnológica na desinfecção de água utilizando energia solar: sistema integrado SODIS-SIS”. O projeto desenvolvido pelos pesquisadores Ivy Gomes, Andryelle Rêgo, André Luiz Silva e Cristiano Corrêa pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável, beneficiando famílias do semiárido nordestino com o tratamento de água mais acessível.
Para André Luiz, do Campus Santa Rita “O segundo lugar é o coroamento de um trabalho desenvolvido desde 2016 que culminou com este resultado bastante expressivo no Connepi”. O professor Cristiano Corrêa, do Campus João Pessoa, disse que diante do nível dos trabalhos apresentados, o resultado representa uma grande vitória para todos da equipe”.
Outro destaque do IFPB no Connepi foi no Desafio de Ideias que promove a capacitação de discentes que desejam seguir uma carreira voltada ao empreendedorismo. Na competição as equipes recebem assessoria de especialistas de diversas áreas para aperfeiçoar os projetos e manter contatos com potenciais investidores. A equipe do Campus Sousa ficou em segundo lugar com o trabalho” IMIC”.
O projeto coordenado pelo professor Marcos José do Nascimento e pelas estudantes Mariana Marques e Emmylly Ferreira, consiste num mictório que através de sensores detecta alterações na urina do público masculino. Pela cor e intensidade do jato da urina a pessoa recebe informações se precisa procurar um médico. A intenção é contribuir com a prevenção do câncer de próstata e do diabetes.
O professor Marcos José disse que se surpreendeu com a evolução dos alunos durante a competição. “A gente considera o Desafio de Ideias o desafio mais competitivo do Connepi, pra gente foi um orgulho tirar o segundo lugar” afirmou.
Heranir Oliveira- DGCOM