Noticia
IFPB aprova diretrizes indutoras para Educação Profissional
O IFPB aprovou as Diretrizes Indutoras para a oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada. A última plenária, para a discussão da minuta, foi realizada no Auditório da Casa Rosada do IFPB, nessa segunda-feira, 29, com representação de todos os campi do Instituto, da Reitoria e também do SINTEF-PB.
O trabalho foi conduzido pela Diretoria de Educação Profissional, vinculada a Pró-Reitoria de Ensino do IFPB. De acordo com o diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, o trabalho permite a uniformização das ações pertinentes ao Ensino Médio Integrado. Ele cita como exemplo, a temporalidade dos cursos; a aproximação dos campi do IFPB; a criação de uma matriz que seja referencial para que cursos que são ofertados em diversos campi do IFPB, a exemplo do Curso Técnico em Edificações e Informática, possam dialogar entre si. “É um grande ganho para o IFPB, porque possibilita a que os cursos do Ensino Médio Integrado fiquem mais atrativos, mais dinâmicos e mais próximos da realidade que nós vivemos”.
A metodologia para a construção do Trabalho foi altamente participativa. Foi criada uma comissão central que elaborou a minuta, com base nas orientações do CONIF. Em seguida foram realizadas reuniões em todos os campi do IFPB; plenárias regionais em Campina Grande, João Pessoa e Patos e por fim a plenária que aconteceu na Reitoria e resultou na aprovação do texto. O documento agora segue para a aprovação do Conselho Superior.
Iris Souto Maior – Jornalista da DGCOM