Noticia
Reitoria Itinerante movimenta Campus João Pessoa
O Programa Reitoria Itinerante começou a segunda jornada do ano pelo Campus João Pessoa nesta terça-feira, 23, no Auditório José Marques e terá continuidade no Campus Cabedelo (dia 24), encerrando-se no Campus Cabedelo Centro (dia 25).
O Reitor Nicácio Lopes, o Pró-Reitor de Assistência Estudantil, Manoel Macedo, a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, e o diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Victor, ouviram estudantes, servidores e os gestores do campus para tratar assuntos previamente definidos em pauta.
O encontro foi aberto pelo diretor do Campus, Neilor Cezar dos Santos, que fez uma rápida prestação de contas sobre os encaminhamentos do trabalho demandados pelo Programa Reitoria Itinerante, ressaltando que a maior parte das solicitações da comunidade foram atendidas em sua totalidade.
O professor Neilor avalia esse momento, como sendo de grande importância para todos os campi do IFPB. "O programa Reitoria Itinerante representa um espaço democrático para que estudantes e servidores possam dar sua contribuição, trazendo questões que não foram visualizadas em sua totalidade. As demandas surgem para que o Campus possa refletir sobre a necessidade de intervenção", ressalta.
Para o reitor Nicácio Lopes, o Campus apresentou uma participação qualificada, com uma participação bastante atuante entre os servidores e os alunos. "Temos servidores comprometidos na melhoria das condições de trabalho. Percebe-se um desejo de protagonizar melhorias em todas as áreas", afirmou o Reitor. As demandas ressaltadas pelos servidores vão desde a ocupação dos espaços educacionais pela comunidade, ao acesso ao Campus mais antigo do IFPB, uma preocupação antiga da comunidade.
Entre os alunos, a participação foi ampla. Transporte público, infraestrutura, aulas no sábado e outras medidas foram assuntos discutidos pelos discentes, alguns deles, ainda ingressando no IFPB, participavam do Programa pela primeira vez.
A coordenadora do controle acadêmico, Jaqueline Valoes, definiu o Reitoria Itinerante como uma oportunidade da comunidade conversar com a gestão e participar das decisões, "possibilitando uma gestão democrática, que valoriza alunos, professores e técnico-administrativos que formam o corpo da instituição".
* Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB