Noticia
Diretoria de Inovação orienta envio de patentes
Desde o dia 27 de maio, o IFPB aderiu a um novo sistema de e-mail, chamado G Suite for Education da Google. A nova ferramenta veio para simplificar as tarefas dos usuários do sistema na Instituição. Porém, a Diretoria de Inovação da PRPIPG recomenda aos pesquisadores do IFPB que não utilizem a plataforma Google para assuntos relacionados à propriedade intelectual, criações, monografias, processos de patentes, dissertações e teses.
A restrição se dá por questões jurídicas, relacionadas às seguintes Leis: Lei de Propriedade Industrial, Lei dos Direitos Autorais e Lei da Inovação.
Para o recebimento de tais processos a Diretoria de Inovação em Parceria com Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) vão adaptar o Suap Para receber, via processo eletrônico, todas essas informações. As patentes vão ser depositadas através do processo eletrônico, um sistema 100% gerido pelo IFPB por meio da DGTI.
De acordo com o diretor de Inovação, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, as plataformas da Microsoft, Google e tantas outras semelhantes elas são gratuitas, entretanto, essas empresas monetizam em cima dos dados que é disposto nessas plataformas.
Ao criar um e-mail e aceitar os termos o usuário permite a plataforma a coletar os dados enviados ou recebidos “fotos e vídeos salvos, documentos e planilhas criados e comentários feitos em vídeos do YouTube” para processamento externo, ou seja, repassar informações pessoais a empresas afiliadas ou a outras empresas, em conformidade com a política de privacidade da Google.
“É uma plataforma segura em relação às questões técnicas, porque quando a gente aceita os termos de privacidade, a gente permite que ao Google utilize essas informações pra diversos fins”, finaliza Maxwell.
Texto - Iris Souto Maior - Jornalista DGCOM / Arte - Leonardo Bernardo