Noticia
Membros da Rede de Combate ao Assédio recebem treinamento
Servidores e estudantes que compõem os Núcleos Locais de Combate ao Assédio (NCLA) no Instituto Federal da Paraíba foram convocados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para uma reunião e uma capacitação na próxima sexta-feira (17). O momento será para conhecimento e esclarecimento de dúvidas acerca da proposta de regulamento da Rede de Combate ao Assédio no IFPB e para treinamento sobre como acolher vítimas de preconceito, práticas discriminatórias, situações de constrangimento e assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente.
O evento acontecerá em dois turnos, no auditório da Reitoria, em João Pessoa. Pela manhã, a Comissão Central de Combate ao Assédio da PRAE irá fazer a leitura conjunta da minuta do regulamento da Rede. A redação do documento foi finalizada no fim do mês passado e seguirá para tramitação nos órgãos internos do IFPB para apreciação e votação. À tarde, haverá uma palestra com a psicóloga Magdeliny Lima de Albuquerque, que explicará como proceder no acolhimento às possíveis vítimas, e um momento sobre processos administrativos e sindicâncias, com o diretor de Gestão de Pessoas do IFPB, Aguinaldo Tejo Filho.
Aos participantes, também será apresentado um calendário de eventos e campanhas para realização em 2019. Serão três ações para apresentar a Rede aos servidores e estudantes, promover mobilização virtual nas redes sociais e discutir, de forma sistêmica, temas relacionados à Rede.“Esse calendário não exclui a possibilidade de os campi fazerem eventos e palestras independentes. Como a gente ainda está em fase estruturação, precisa apresentar qual a função e as atribuições da Rede”, lembrou Larissa Cossetti, integrante da Comissão Central de Combate ao Assédio.
A Rede de Combate ao Assédio no IFPB foi lançada em abril de 2018 com os objetivos de desenvolver ações educativas e de prevenção de forma permanente, acolher, orientar e acompanhar os casos. Esta será a segunda capacitação da Rede. Com ela, os integrantes dos Núcleos estarão aptos para o desenvolvimento dos objetivos nos campi. “O IFPB tem investido bastante por entender que a Rede é importante para o processo de harmonização das relações e fortalecimento da permanência e do êxito estudantil da instituição”, disse o professor e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis do IFPB, Manoel Pereira de Macedo Neto.
- Acesse aqui a página da Rede de Combate ao Assédio no portal do IFPB.
- Acesse aqui a programação do evento.
* Clébio Melo/Assessoria de Comunicação do IFPB