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Reitor do IFPB discute bloqueio orçamentário em Brasília
O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, embarca na tarde desta segunda-feira (06) para Brasília e vai participar de reunião do CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - que discutirá com o secretário de educação profissional e tecnológica, Ariosto Antunes Culau, o corte de 30% de verbas das instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Federais).
Ao longo da semana, os reitores participantes terão encontros, também, com deputados e senadores que integram a Frente Parlamentar dos Institutos Federais. A 95ª Reunição Ordinária do Conif termina quinta-feira (09).
De acordo com Nicácio, “é preciso participar ativamente das ações do CONIF em defesa da Rede Federal, de modo a contribuir para o diálogo com a sociedade acerca da importância estratégica da Rede Federal EPCT para a formação profissional, humanista e cidadã dos estudantes”. Nesse sentido, o Reitor Nicácio Lopes cumprirá, até quinta-feira (09), agenda de reuniões e atividades do CONIF na capital federal, entre as quais destaca-se a reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau.
Durante esta semana, o CONIF realizará reunião do Conselho Pleno em Brasília. Na oportunidade, os reitores das unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal EPCT) estarão discutindo, entre outros temas, o atual cenário político e educacional brasileiro.
Dentro da agenda de atividades programadas para a semana, terá especial importância a divulgação do documento elaborado pelo CONIF para retratar a Rede Federal EPCT e apresentá-la a três destinatários: Governo Federal, sociedade e parlamento brasileiro.
A Rede Federal EPCT é composta por 647 unidades, distribuídas por todo território nacional. São mais de 80.000 (oitenta mil) profissionais, entre professores e técnico-administrativos, atendendo a cerca de 1.000.000 (um milhão) de estudantes, regularmente matriculados em todos os níveis de ensino, presencial e a distância. Em 2018, foram oferecidos 11.766 cursos, com a oferta de 437.614 vagas e uma procura de 1.822.510 inscritos, segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP, 2019).
A expansão da educação profissional, desde a criação dos Institutos Federais, em 2008, tem contribuído decisivamente para a qualificação profissional e para a inclusão social de estudantes, principalmente, em situação de vulnerabilidade social, visto que 75,28% dos estudantes têm Renda Familiar Per Capita (RFP) de até um salário-mínimo e meio (PNP, 2019 - Ano base 2018).
O documento elaborado pelo CONIF, além de destacar a importância estratégica da Rede Federal EPCT e suas ações exitosas, aponta para dificuldades e desafios relacionados ao atual contexto político-econômico brasileiro. Alguns desses desafios são a falta de estrutura básica para o efetivo funcionamento de algumas unidades (bibliotecas, auditórios, restaurantes estudantis, equipamentos esportivos), os déficits tanto no quadro de professores quanto no de servidores técnico-administrativos e a necessidade de recursos para fortalecer a Política de Assistência Estudantil e assegurar a permanência e o êxito acadêmico.