Noticia
IFPB oferece oportunidade de mestrado para servidores em parceria com UFPB
O IFPB apresentou hoje (10) à comunidade acadêmica uma nova oportunidade de qualificação para os servidores técnico-administrativos. Trata-se do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) ofertado pela UFPB.
O Reitor Nicácio Lopes, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Diretoria de Gestão de Pessoas receberam a Coordenadora do MPPGAV, Edneide Jezine, e o professor do Programa José Jassuipe no auditório da Casa Rosada para apresentar o programa a comunidade. Ex-alunos do programa também se fizeram presentes falando da experiência em participar do mestrado e os resultados de suas pesquisas.
A necessidade de uma parceria para oferecer oportunidades de qualificação para os servidores técnico-administrativos foi motivada a partir de uma pesquisa realizada pela diretoria de pós-graduação da PRPIPG que identificou as principais áreas de interesse dos servidores. “O IFPB vem buscando cada vez mais oportunidades de qualificação para nossos servidores. A UFPB já vinha atendendo nossos técnicos e agora estamos buscando a reserva de vagas por meio dessa parceria”, disse a Pró-Reitora Silvana Cunha. A Diretora de Pós-Graduação, Deisy Correia apresentou a Política de Qualificação Institucional identificando que a maior parte dos servidores técnico-administrativos tem a necessidade de cursar um mestrado.
O Reitor Nicácio Lopes enfatizou a importância de qualificação do corpo técnico administrativos: “É preciso investir no talento dos nossos técnicos, pois eles exercem um papel primordial para a educação pública”, comentou. Nicácio declarou que essa parceria não será uma ação pontual e terá uma regularidade na oferta de vagas, institucionalizando-a. A previsão é de que sejam ofertadas 30 vagas sendo 15 para o primeiro semestre de 2020 e 15 para o primeiro semestre de 2021.
A Coordenadora do MPPGAV, Edneide Jezine, apresentou o curso, as linhas de pesquisa e falou sobre o processo de seleção. O edital deve ser lançado em julho e a turma terá início em março. A seleção é exclusiva para servidores técnico-administrativos e consta de várias etapas como prova dissertativa, prova de proficiência em língua inglesa ou espanhol, análise do pré-projeto, entrevista e análise curricular.
O mestrado tem por objetivo preparar o servidor técnico administrativo para formação teórica sobre políticas públicas de gestão e avaliação da educação superior de modo a possibilitar oportunidades de reflexão crítica, produção e socialização de projetos inovadores e socialmente relevantes. De acordo com a professora Jezine vários temas do cotidiano do servidor podem ser problematizados e pesquisados no curso, como por exemplo acessibilidade, evasão escolar, ingresso e permanência, cotas, de modo a promover a reflexão e a oferta de soluções reais para problemas enfrentados nas instituições.