Destaque
IFPB recebe recursos do MEC que haviam sido bloqueados
“Temos agora a garantia de que o IFPB tem recursos orçamentários assegurados para a sua autossustentabilidade até o final do exercício financeiro”. As palavras do reitor Nicácio Lopes traduzem um clima de maior segurança, após o anúncio por parte do Ministério da Educação (MEC), do desbloqueio de parte do orçamento.
As universidades e os Institutos Federais estavam com as contas em alerta desde o contingenciamento de maio, quando houve o bloqueio de cerca de 40% do orçamento. Desde então foram realizadas mobilizações em todo o país para reverter o cenário. Nesta segunda-feira (30) o MEC anunciou o desbloqueio.
O principal contingenciamento havia sido feito no item custeio, que diz respeito ao pagamento de despesas como água, internet, luz e terceirizados. “Nós recebemos agora o descontingenciamento de 30% do orçamento, que totaliza cerca de 10 milhões de reais que já foi consignado no SIAF, Sistema de Administração Financeira” explicou o reitor Nicácio.
“Desde o início recomendamos aos agentes públicos uma atuação marcada pela austeridade, economia e comedimento. Orientei minha equipe a não interromper as atividades de ensino, pesquisa e inovação no IFPB, mas continuar com uma perspectiva de economia preservando a qualidade dos nossos serviços educacionais” finalizou o reitor.
DGCOM do IFPB