Noticia
“Tornar-se Negra” é tema de história em quadrinhos lançada em campus do IFPB
Visando contribuir com o diálogo sobre questões ligadas ao racismo e negritude, o IFPB Campus Esperança lançou a história em quadrinhos "Tornar-se Negra". O lançamento aconteceu durante a comemoração da I Semana da Consciência Negra do Campus, que tem como tema “(Re)pensando a negritude na contemporaneidade”.
O livro em formato de e-book já foi aprovado e deve ser lançado pela editora do IFPB em breve. Além do e-book também há a criação de um aplicativo voltado para dispositivos móveis que discute questões como negritude e o racismo a partir da história em quadrinhos.
O produto é resultado do projeto "Vozes da subalternidade e protagonismo juvenil: cenas da geografia da vida em HQs", coordenado pelo professor Josias Barros, do Campus Esperança.
O professor destaca a relevância do material produzido: “Penso que é um material relevante para divulgação, pois, é uma oportunidade de mostrar que o IFPB leva em considerações questões de natureza social como a questão do racismo e da potência da negritude”, disse o professor Josias. Ainda nesta semana, o projeto será apresentado em escolas nos municípios de Campina Grande e Remígio.
“O material desenvolvido tem envergadura para o campo educacional, pois atende aos diferentes públicos (do infantil ao superior), no que diz respeito às questões étnico-raciais”, comentou o professor. O projeto conta também com a participação de estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática que tiveram participação ativa na criação do aplicativo.
Outros campi do IFPB também estão realizando comemorações alusivas ao dia da Consciência Negra. Confira alguns dos eventos realizados no IFPB e acompanhe pelas nossas redes sociais:
Areia: https://www.instagram.com/p/B5DmWZYBqxW/
Cabedelo: https://www.instagram.com/p/B43WrAiFnEi/
Catole do Rocha: https://www.instagram.com/p/B5Djp49B8D3/
Guarabira: https://www.instagram.com/p/B5EXOUuguqJ/
João Pessoa: https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/2019/11/campus-joao-pessoa-tera-programacao-do-dia-da-consciencia-negra