Noticia
IFPB fecha parceria com prefeituras para realização de ações voltadas ao Meio Ambiente
O Instituto Federal da Paraíba assinou um acordo de cooperação técnica com as prefeituras de Pedras de Fogo e Juripiranga visando a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável na Mata Sul paraibana.
Segundo o diretor do Campus Pedras de Fogo, anfitrião do projeto, Frederico Campos, as ações fazem parte do Projeto de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Gramame/Abiaí (PREN SUSTENTÁVEL). “São atividades que envolvem a transformação de resíduos orgânicos provenientes da poda das árvores, em compostagem, com destino a pesquisas científicas participativas e ações integradas de Extensão no que tange a intervenções sustentáveis na bacia hidrográfica do rio Gramame/Abiaí, com ênfase no manejo e incremento da cobertura vegetal das propriedades de comunidades rurais, assentamentos, áreas da reforma agrárias, além de áreas reconhecidamente de Preservação Permanente, com foco em nascentes e matas ciliares no âmbito de suas jurisdições”, explica.
Ainda segundo o diretor, o acordo também visa à capacitação de alunos da rede pública municipal e de profissionais sobre a Coleta Seletiva, o reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de compostagem, bem como de capacitação sobre o estudo gravimétrico dos resíduos sólidos, além de ações conjuntas na área de Educação Ambiental através de palestras, dias de campo, oficinas e etc.
De acordo com o plano de trabalho divulgado, as ações da parceria têm início no próximo mês de setembro e devem ser concluídas em 2023. Os acordos foram assinados pelos prefeitos Derivaldo Romão (Foto), de Pedras de Fogo, e Paulo Dália, de Juripiranga.
Texto: Verônica Rufino - Comunicação PROEXC / Foto: Fred Campos