Noticia
Eleições para o Conselho Superior e CEPE são temas de reunião do Codir
O Colégio de Dirigentes do IFPB realizou na manhã desta segunda-feira (16), por meio de videoconferência, a 35ª reunião ordinária. A pauta tratada foi a organização das eleições para os membros do Conselho Superior e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
O mandato dos atuais conselheiros vai até o dia 31 de janeiro e ainda este ano de 2020 deverá ser realizada uma eleição virtual para escolha dos novos membros para os próximos dois anos.
De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, o Conselho Superior do IFPB é um dos mais democráticos da Rede Federal, uma vez que o estatuto estabelece eleições. Ele ressaltou aos diretores dos Campi a importância da participação política da comunidade e a necessidade de que o conselho seja composto por pessoas comprometidas com a instituição. Nicácio também contextualizou a atuação do CEPE: "Trata-se de um importante Conselho que faz a avaliação dos processos e políticas públicas do IFPB sob um olhar mais técnico".
O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou a importância de um conselho superior forte no contexto em que as instituições públicas vêm vivenciando. “A atuação de um conselho firme ajuda a instituição e a gestão a enfrentar situações de adversidade. Precisamos de pessoas comprometidas, para fazer o trabalho técnico que o conselho exige, e pessoas que defendam a instituição, a sua autonomia”, disse Macedo.
A Comissão Central é presidida pelo professor Washinton César acompanhado pelos professores Suelâneo Viegas e Fábio Albuquerque. Serão formadas subcomissões nos campi. A previsão é de que as eleições sejam realizadas ainda este ano.