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Deputada Edna Henrique (PSDB) investe R$300 mil no Campus Monteiro
O Campus Monteiro terá sua estrutura de laboratórios melhorada com o investimento de R$300 mil, oriundo de emenda parlamentar conquistada pela Reitoria do IFPB. Cerca de 800 alunos e 100 servidores serão beneficiados com a ação.
O Campus Monteiro, que atualmente oferta três cursos técnicos, dois cursos superiores e um curso de especialização, será contemplado com a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios, além de infraestrutura em Tecnologia da Informação, com novos computadores e servidores de informática e também aquisição de painéis de energia solar, que ajudarão a diminuir gastos com energia elétrica no campus. Fundamental para o desenvolvimento de aulas práticas, os laboratórios contarão com equipamentos renovados e modernos contribuindo para a qualidade da formação técnica, tecnológica e científica ofertada pela unidade.
Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da deputada Edna Henrique (PSDB), adquirida pelo Reitor Nicácio Lopes por meio de diálogo junto a bancada paraibana no congresso nacional. Nicácio enfatizou o quanto esses valores são importantes para o IFPB num ano atípico em que o recurso para investimentos previsto no orçamento é nulo. “No ano passado tínhamos em torno de 7 milhões para aplicar em obras, compras de equipamentos e outras despesas dessa natureza. Esse ano, não há recursos disponíveis na Lei Orçamentária. Então a destinação dessa emenda parlamentar da deputada Edna Henriques vai ajudar muito na oferta de educação de qualidade no Campus com a renovação e estruturação de seus laboratórios”, disse Nicácio.
Confira quem são os parlamentares e os valores conquistados pelo IFPB. Pela Câmara Federal, destinaram recursos os seguintes deputados: Frei Anastácio (PT), R$ 2,8 milhões; Gervásio Maia (PSB), R$ 1,5 milhão; Ruy Carneiro (PSDB), R$ 1,1 milhão; Pedro Cunha Lima (PSDB), R$ 500 mil; Efraim Filho (DEM), R$ 500 mil; Edna Henrique (PSDB), R$ 300 mil; Aguinaldo Ribeiro (PP), R$ 300 mil; e Damião Feliciano (PDT), R$ 100 mil. Pelo Senado, destinaram emendas os senadores (as): Nilda Gondim (MDB) R$ 1,5 milhão; Veneziano Vital (MDB), R$ 500 mil e Daniella Ribeiro (PP), R$ 300 mil. “Sem essa mão amiga da bancada paraibana dificilmente continuaríamos realizando o sonho de expansão da nossa comunidade acadêmica”, complementou o reitor Nicácio ao reconhecer a exitosa e profícua atuação dos parlamentares em favor do Instituto Federal da Paraíba."
De acordo com o Diretor Geral do Campus Monteiro Abraão Batista, estão sendo realizados os procedimentos iniciais de levantamento de demandas das coordenações dos cursos. Estão previstas as aquisições de Instrumentos Musicais, equipamentos para o Laboratório de Ensino Maker, Infraestrutura de TI do campus (servidores, novos computadores), Aquisição de painéis de Energia Solar, Aquisição de Equipamentos para os cursos de Construção de Edifícios e para o curso de Edificações.
A primeira ação de levantamento das necessidades do Campus foi a realização de uma reunião virtual, onde participaram as Coordenações de Cursos, Biblioteca, TI, Formação Geral, Coordenação de Licitação, Diretoria de Administração, Planejamento e Finanças, Direção de Desenvolvimento do Ensino e Direção-Geral. “Agradecemos a atuação, sempre republicana, do reitor Nicácio Lopes que junto com a bancada paraibana no Congresso Nacional conseguiu recursos que possibilitarão a aquisição de equipamentos para modernização e ampliação dos laboratórios dos cursos e do LabMaker, instrumentos musicais, livros, investir na infraestrutura de TI e em projetos de sustentabilidade energética do campus Monteiro. A comunidade acadêmica agradece a Deputada Federal Edna Henrique pela sensibilidade em disponibilizar uma emenda que ajudará na formação dos estudantes do campus Monteiro”, disse o Diretor Abraão.
Melhorias na estruturação dos laboratórios é um sonho da comunidade - A comunidade acadêmica do campus está entusiasmada e aguarda a chegada dos novos instrumentos laboratoriais, para aprimorar a oferta de uma educação multidisciplinar, inovadora e de excelência. O Coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Giuseppe Lima, afirma que “Investir ciclicamente na modernização de nossa infraestrutura de laboratórios é primordial, pois ela é quem proporciona a prática, a aquisição de experiências e o "aprender fazendo" em nossos cursos”.
Ele lembra que os estudantes participam de competições de robótica, de foguetes e emergiram, nos últimos anos, projetos de pesquisa aplicada com emprego de manufatura aditiva. “A consolidação de uma infraestrutura de laboratório ‘maker’ (impressão 3D, máquina de corte, componentes robóticos, etc) possibilitará a oferta de atividades de aprendizagem cada vez mais motivadoras e integradoras”, comenta o docente ao afirmar que espera que as atividades nessa área sejam estendidas, aliando-as ao ensino ‘maker’ multidisciplinar.
Com a concretização da compra dos equipamentos e a montagem do novo laboratório, Giuseppe vislumbra: “Nele, uma ou mais disciplinas se unem em torno de um projeto sobre uma problemática real (do campus, da localidade ou do cotidiano) para que alunos sejam desafiados a aplicarem os seus conhecimentos, por meio da ideação, do desenho e da prototipação de possíveis soluções”.
Já para o estudante do 6º período do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gabriel Aragão, o momento é de comemoração. “Os laboratórios são fundamentais para as atividades de ensino do Campus, principalmente por se tratar de um ensino técnico e tecnológico, que têm um foco especial na parte prática da formação dos estudantes. Então esse contato com os ambientes e equipamentos dos laboratórios é primordial para estas modalidades de ensino’, pontuou o aluno.
Gabriel que já participou de competições de robótica e manufatura aditiva acredita que a estruturação dos laboratórios irá incrementar seus estudos. “Com o laboratório ‘maker’ além de criarmos uma cultura de resolução de problemas e criação de soluções práticas, conseguiremos aumentar a interdisciplinaridade entre as diversas áreas de conhecimento do campus, integrando soluções e dando também um contato mais prático com tecnologias e soluções que os alunos até então só tinham acesso na teoria”, concluiu.