Noticia
Terceiro dia do Seminário dos NEABIs socializa ações envolvendo racialidade no IFPB
O terceiro dia do Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) foi marcado por um momento de socialização de experiências relacionadas às questões étnico-raciais no IFPB. Na última segunda-feira (31), os representantes dos núcleos nos campi puderam compartilhar as ações realizadas nas unidades a fim de elencar as oportunidades e as fragilidades na busca pela garantia do letramento racial no Instituto. Clique aqui e tenha acesso às discussões do terceiro dia do evento.
O momento contou com a intervenção artística de Rogério da Aruenda da Saudade, da cidade de Pitimbu, e foi mediado pelas professoras Aline Monteiro e Maiza Medeiros, do Campus Princesa Isabel. Para Aline, o encontro “possibilitou uma troca de experiências e o resgate das memórias de atividades que o IFPB possui sobre racialidade”.
O Seminário expôs as atividades de diversos campi, como o Campus Cabedelo Centro. Segundo a professora Renálide Carvalho, a partir da criação dos núcleos, tais ações serão sistematizadas. “Nós realizamos eventos e projetos de extensão que trabalham questões como o racismo e as identidades negra e indígena, como os projetos Dororidades, Cidadania em Cena e Clube da Leitura. Nosso foco, hoje, está concentrado nos estudantes, porém é muito importante integrar também os servidores nesta luta a partir da criação do NEABI”.
Em Catolé do Rocha, a temática está inserida, por exemplo, no dia a dia do campus. “As questões étnico-raciais são abordadas nas aulas por meio de tópicos integrados em cada componente curricular, de forma interdisciplinar”, explica o professor Sinésio Bina.
As experiências compartilhadas também inspiram os campi mais novos, como o de Esperança. Para Ivã Luciano, o campus “tem muito o que aprender com a realização do seminário, já que, apesar de ser pequeno, também desenvolve ações de integração com a comunidade neste sentido”.
O Seminário dos NEABIs teve início no dia 25 de maio e prossegue até esta quarta-feira (02), com transmissão realizada a partir das 18h30min, no canal da TV IFPB no YouTube.
Verônica Rufino - Comunicação PROEXC