Noticia
Campus Santa Rita recebe programa Reitoria Itinerante Web
Desempenhando um papel preponderante na formação de estudantes na região, o Campus Santa Rita mostrou seus resultados e apresentou suas demandas durante a reunião da Reitoria Itinerante, realizada nesta quarta-feira (02), por meio de webconferência.
A reunião foi aberta com a apresentação cultural de Lucas Guilherme Soares Viana, aluno do primeiro ano do curso de informática do Campus Santa Rita, na execução da música, Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.
O Diretor do Campus Santa Rita Sabiniano Araújo, em sua prestação de contas, destacou o apoio da reitoria para que as demandas do campus levantadas na última reunião da reitoria itinerante fossem sanadas. “Quanto ao corpo docente, hoje não temos nenhuma área descoberta em relação a professores. Também recebemos técnicos administrativos que chegaram para compor os quadros de apoio as atividades de educação. Tudo que foi acordado na última reitoria itinerante foi cumprido”. Ele lembrou também o material esportivo adquirido para a prática de esportes quando houver o retorno das atividades presenciais.
“Ao retornar vocês encontrarão uma instituição organizada, bem conduzida, um espaço agradável, humanizado, um espaço de transformação social”, enfatizou o Reitor Nicácio Lopes, ao tempo em que afirmou que todo esforço da reitoria e da direção é focado na qualidade de ensino e no bem estar dos alunos: “Ensino emancipatório e transformador, socialmente referenciado principalmente para os mais carentes. Toda formação que ofertamos é calcada no pilar humanístico e no pilar da ciência e tecnologia. A conjunção desses pilares resulta na integralidade da formação que tem por objetivo transformar a vida dos estudantes e contribuir para a modificação do tecido social”, declarou.
A temática dos estudantes foi voltada para construção de restaurante e cobertura da quadra, acesso ao campus, ano letivo 2021, mapeamento de risco da unidade e contratação de servidores. A cada ponto elencado, os alunos tiveram a oportunidade de se expressar, falar das suas necessidades e foram ouvidos pelos gestores.
Já no turno da tarde foi a vez da audiência com os docentes e técnico-administrativos. Os pontos abordados, convergiram com os da reunião da manhã abordando sobre contratação de servidores e prestadores de serviço, obras de acesso ao campus, cobertura da quadra, construção de restaurante, construção de espaço de vivencia, projeto de arborização, carga horária dos professores.
Ao final da audiência a equipe gestora se reuniu e traçou o plano de ação sobre os encaminhamentos das demandas.
“Estar dialogando com a comunidade é um motivo de muita alegria e satisfação. Desejo que todos estejam cumprindo os protocolos recomendados pelas autoridades. Estamos ainda vivendo um momento muito difícil e doloroso. Enquanto o ritmo de vacinação não avança, precisamos estar protegidos. A reitoria itinerante tem por objetivo favorecer a aproximação entre reitoria e comunidades e ser um canal de diálogo sobre a nossa dinâmica, rotina e processos”, concluiu o reitor Nicácio Lopes.