Noticia
Oficina marca encerramento do Seminário dos NEABIs do IFPB
O Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IFPB chegou ao fim com a realização de uma oficina de elaboração dos planos de trabalho dos núcleos nos campi. O encerramento aconteceu na última quarta-feira (02), com transmissão através do canal da TV IFPB no YouTube. Clique aqui para ter acesso.
Mediado pela professora Maria Leopoldina Cardoso, do Campus Princesa Isabel, o evento contou ainda com a intervenção artística da professora Aline Monteiro, do mesmo campus.
Na avaliação de Victor Mariano, representante do Campus Monteiro, o Seminário conseguiu cumprir o objetivo “de motivar e de fazer com que os participantes passem a ser ativos na construção dos NEABIs”.
O diretor de Cultura, George Glauber, ressaltou a satisfação em participar das aprendizagens advindas das quatro noites do evento. “A gente fica bastante feliz com os resultados do Seminário e, principalmente, com a adesão das pessoas envolvidas na organização, além dos servidores, estudantes e pessoas de outras instituições que participaram. Desta forma, podemos perceber que esta é uma pauta necessária e que existem muitas pessoas com garra e interesse em participar desses espaços de resistência”.
“Este não é o fim de um trabalho, mas a continuidade das discussões ancestrais do nosso povo negro e indígena. Mesmo assim, faço questão de registrar que é um marco dentro do IFPB poder tentar contribuir na discussão, não apenas para reformulação de uma resolução, mas sobretudo para provocarmos mutuamente sobre o nosso papel de construir os NEABIs não apenas como núcleo burocrático, mas como um núcleo de estudos capaz de estruturar o fazer científico, intelectual, artístico e cultural da produção do conhecimento afro-brasileiro e indígena na instituição”, destacou o coordenador do evento, Hélio Gondim.
O Seminário dos NEABIs teve início no dia 25 de maio e foi promovido pelas pró-reitorias de Ensino, Extensão e Cultura, e Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, com apoio da comissão do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB) em Princesa Isabel. Durante quatro noites, foram realizadas discussões a fim de fortalecer a implantação dos núcleos nos campi do Instituto.
Verônica Rufino - Comunicação PROEXC