Noticia
Programa Jovem Aprendiz: Estudantes do Campus Santa Rita participam de seleção
O IFPB, por meio da adesão ao Programa Jovem Aprendiz, está oportunizando a inserção no mercado de trabalho a vários estudantes em empresas da região. Nesta quinta-feira (01), doze estudantes do Campus Santa Rita participaram de uma seleção para atuar na Martins, empresa de logística na região metropolitana de João Pessoa.
A seleção ocorreu com representantes do setor de Recursos Humanos, Fabriny Mascena e Estela Simões, que devem selecionar dois estudantes para atuar como Aprendizes. O programa, regulamentado pela Lei 10.097/2000, oferta diversos benefícios como carteira assinada, contribuição para o INSS, FGTs, vale transporte. De acordo com o setor de RH a captação de currículos é feita por meio da plataforma Gupy, um sistema de recrutamento eletrônico, em que os candidatos respondem a testes com questões de raciocínio lógico, redação e características comportamentais. “Com os perfis escolhidos, fazemos uma seleção presencial, com dinâmicas e entrevistas dos jovens com os gestores das áreas que irão atuar”, explicou Fabriny.
O Coordenador de Estágio do Campus Santa Rita Luzidelson destacou que o programa chegou em boa hora e irá atender as necessidades pedagógicas e financeiras dos alunos. “O programa possibilitará que o estudante aprofunde seus conhecimentos. Nós do Campus Santa Rita daremos todo apoio para que ele possa realizar o programa e ter êxito no curso. Esse é o nosso primeiro convênio e as expectativas são grandes”. Luzidelson pontuou também que a partir do Programa, os cursos poderão ter seu projeto pedagógico revisados e melhorados para se adaptar à realidade do mercado. “Queremos ouvir da empresa em que o nosso aluno precisa melhorar como profissional para que ele possa ter o máximo de aproveitamento. Estamos ansiosos e felizes pelos nossos discentes”, destacou o Coordenador.
Para a Coordenadora de Estágio da Reitoria Glauciene Santana, o Programa Jovem Aprendiz é um avanço institucional na política de inclusão de estudantes no mercado de trabalho: “Toda empresa que possuir cota de aprendizagem pode contratar aluno do IFPB. Já validamos 20 um total de 20 campi e estamos aguardando a tramitação da validação do campus Mangabeira por parte do Ministério da Economia”, disse a coordenadora ao enfatizar que o IFPB se destaca nacionalmente na implantação do programa.
Para participar do Jovem Aprendiz é necessário que o estudante encaminhe seu currículo para as empresas e ao serem convocados, entrar em contato com as coordenações de estágio dos campi que são responsáveis por auxiliar na contratação, assim como fazer o registro da aprendizagem: “Foi criado um sistema no Suap em parceria com a DGTI que irá gerar os contratos e auxiliar todo o processo”, afirmou Glauciene Santana.