Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > IV Encontro de Educação a Distância discute institucionalização da modalidade

Noticia

IV Encontro de Educação a Distância discute institucionalização da modalidade

Evento ocorre até esta sexta-feira (12) com diálogos e apresentações das experiências exitosas em EaD
publicado: 11/11/2021 14h23 última modificação: 11/11/2021 14h23

As experiências do Ensino a Distância, sua institucionalização e o papel da modalidade no âmbito do IFPB foram a temática nesta quinta-feira, 11, dos debates do  IV Encontro de Educação a Distância -EEAD do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, que oficialmente teve sua abertura ontem e segue até esta sexta-feira (12) de forma virtual. O evento faz parte do calendário do IV Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – SIMPIF.  Neste primeiro dia de discussões, a convidada para abrir os trabalhos sobre  “Institucionalização da EaD na Rede de Educação Profissional e Tecnológica” foi a professora Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE).

A palestrante iniciou sua fala mostrando como a estrutura da EaD está presente na Rede Federal, além de apresentar os desafios em relação aos modelos da modalidade, investimentos tecnológicos e a importância do fomento na área. “O primeiro desafio é conscientizar o professor que a educação a distância não é ruim, é diferente. A capacitação é essencial para essa conscientização. Educação a distância precisa de interação e colaboração de todos os envolvidos”, afirma Fabíola dos Santos. A professora ainda ressaltou que os IF's se fortaleceram muito quanto ao conhecimento nessa área nos últimos anos. 

Após a palestra inicial, o evento teve continuidade com a Mesa redonda: Experiências e reflexões para a oferta de um curso em Educação a distância. No turno da tarde, a partir das 14h, as experiências exitosas serão o destaque. Para participar do evento, o público pode acessar a Tvifpb.

De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFPB, Francisco Lima, a institucionalização da EaD no âmbito do Instituto tem ocorrido de forma orgânica e crescente. “A maturidade da instituição ao abraçar a modalidade tem permitido conforto para que os diversos atores sintam-se seguros em dar passos mais largos”,  concluiu.

Atualmente cerca de dois mil estudantes estão inseridos na modalidade EaD no IFPB distribuídos em cursos de graduação, especialização técnica e um curso técnico subsequente. O IV EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino realizada por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

Confira a programação completa Aqui

*Ernani Baracho –Jornalista do IFPB

registrado em: ,