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Simpif aborda temas voltados para a graduação e pós na manhã desta quinta (11)
Minicurso abordando sobre a construção do currículo lattes, palestra sobre estrutura multicampi em programas de pós-graduação, além de apresentações de trabalhos de pesquisa nas modalidades de pós-graduação e iniciação científica e tecnológica marcaram a manhã desta quinta-feira (11), segundo dia do IV Simpif.
O minicurso sobre currículo lattes com a professora Amanda Haissa Barros, do Campus Mangabeira, ensinou aos participantes como realizar o cadastro na plataforma e sinalizou os principais pontos a serem preenchidos e suas reais finalidades e funcionalidades.
“Não existe hoje pesquisador sem currículo lattes, é nele onde colocamos todos os dados da nossa vida acadêmica.
Parabenizo a escolha do tema pela organização, esse é um tema muito relevante aos pesquisadores”, lembrou a professora que seguiu explicando os benefícios de um bom currículo, realização de busca e cadastro na plataforma, estrutura de menus, dados gerais, produção bibliográfica, etc
Já a mesa redonda trouxe palestrantes de outras instituições para debater sobre “Estrutura Multicampi em Programas de Pós-Graduação”, com os professores Bruno Fernandes da Universidade de Pernambuco (UPE) e Aleardo Manacero da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A mediação foi do professor Ruan Gomes e Francisco Petrônio.
“Este é um tema de grande interesse do IFPB devido a sua característica de possuir dezenas de campi espalhados pelo estado, oferecendo cursos em diversos níveis e áreas de conhecimento com muito capital humano e com um grande potencial de fortalecimento para levar a pós para perto de mais pessoas”, disse o professor Ruan.
Os professores Bruno e Aleardo falaram de suas experiências na UPE e UNESP, respectivamente, em que são realizados programas de pós-graduação com oferta em diversos campi. Na Unesp, o programa interunidades é ofertado desde 2004. Dentre os resultados obtidos com a regulamentação da diretriz para esse tipo de oferta estão a ampliação da qualidade do corpo docente, mais chance de interação dos alunos distantes e viabilização de atuação de grupos pequenos.
Bruno Fernandes trouxe um pouco da história da pós graduação em computação em sua instituição e lembrou que a oferta de cursos multicampi na UPE foi motivada pela necessidade de evitar que o aluno tivesse que se mudar de sua cidade e arcar com o custo de vida em uma capital. Ao final, foram expostos os desafios e as perspectivas desse modelo. Segundo dados apresentados na palestra, há atualmente no Brasil 5 programas de pós-graduação em computação ofertados na modalidade multicampi.
“É interessante depois que esses programas comecem a conversar entre si e trocar experiências para evoluir melhor, por isso acredito que a iniciativa do IFPB de promover esse tema é muito positiva, eu imagino que vocês devam ter essa mesma sensação e inquietação que estamos trazendo”, pontuou.
Durante o turno da manhã também foram realizadas as sessões técnica de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) e pós-graduação onde os pesquisadores apresentaram seus trabalhos por meio de vídeos. Sete salas virtuais reuniram 32 trabalhos de ICT e 12 trabalhos de Pós-Graduação.