Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Resultados do IF Mais Empreendedor são apresentados à comunidade acadêmica

Resultados do IF Mais Empreendedor são apresentados à comunidade acadêmica

Encontro de Experiências Extensionistas aconteceu na segunda-feira (06), no canal do YouTube da PROEXC
por publicado: 07/12/2021 12h01 última modificação: 07/12/2021 12h01

A comunidade acadêmica do IFPB esteve reunida, na última segunda-feira (06), para conhecer os resultados dos projetos do Programa IF Mais Empreendedor. O Encontro de Experiências Extensionistas foi transmitido através do canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e contou com a participação de integrantes dos projetos, gestores, servidores e parceiros.

Voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais, por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19, o Programa IF Mais Empreendedor no IFPB foi realizado a partir do Edital 06/2021 - PROEXC, gerenciado pela Diretoria de Extensão Tecnológica (DEXT). As propostas selecionadas participaram do Edital nacional Nº 05/2021 - da FADEMA.

“Durante o evento, as equipes puderam compartilhar os frutos dos trabalhos realizados ao longo desses seis meses e expor todo o processo de aprendizagem, inclusive todas as dificuldades e erros cometidos”, explica o coordenador institucional do Programa no IFPB, Ary D´Lima. “Fico grato em fazer parte de uma instituição que possui currículos bem definidos, mas que também respeita que o processo de construção é do estudante, é do professor, é de quem faz acontecer na ponta. Foi fantástico ver todas essas experiências!”, acrescenta.

O coordenador-adjunto do IF Mais Empreendedor no Instituto Federal do Sul de Minas, João Paulo Mariano, responsável pela execução do Programa na Região Nordeste, também participou do evento. Em seu pronunciamento, ele agradeceu o empenho dos integrantes do IFPB. “Eu fui premiado em trabalhar com pessoas tão bacanas com as quais me identifiquei muito. Eu pude perceber, em algumas falas de estudantes e coordenadores, que o programa, além de auxiliar os empreendimentos, foi um fator importante de transformação nas vidas das equipes participantes dos projetos”.

“Foi uma experiência incrível que eu levarei para o resto da vida. Eu pude aprender mais sobre gestão empresarial. Nós trabalhamos com empresas, por exemplo, que não tinham sequer algum planejamento financeiro ou plano de marketing. Com certeza, se no futuro eu e meus colegas pensarmos em abrir um negócio, a gente vai se dar super bem porque aprendemos muitas coisas ao longo do projeto”, relata a estudante Alana Santos, integrante do projeto Picuí + Empreendedor.

Durante o evento, o empresário e professor Adilson Santana contou como o IF Mais Empreendedor mudou seu empreendimento. “A partir do projeto, nós modelamos nosso negócio a uma nova realidade. Eu sou proprietário de uma escola e com a pandemia tivemos que fechar. Daí eu também adoeci, tive COVID e cheguei a ficar internado. Quando ainda estava me recuperando das sequelas, veio o convite do professor Thyago Silveira para participar do projeto e a sugestão de reformular o conceito do meu negócio. Eu não só reabri minha escola, como também implantei o primeiro curso do Brasil de Ecogastronomia. Hoje sou referência na área”.

“É muito prazeroso ver os resultados dos nossos projetos de Extensão. Nós aceitamos participar do Programa porque sabíamos de todo o potencial de nossos discentes e servidores e acreditamos que o IFPB tinha muito a contribuir com o ramo empresarial - que foi tão afetado pela pandemia”, avalia a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB