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IFPB dá continuidade ao retorno presencial das atividades
O Instituto Federal da Paraíba vem dando continuidade ao retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais, que iniciou em 2021 em todos os campi. A Resolução 28/2020 que trata das Atividades de Ensino Não Presenciais estabeleceu cinco fases pelas quais cada campus atravessa de forma distinta, de acordo com sua estrutura e com o cenário epidemiológico da região na qual está inserido.
As primeiras fases, atravessadas no início da pandemia, foram as de planejamento (fase 1), ambientação docente e discente (fase 2), oferta curricular não presencial (fase 3). Com a vacinação e a melhoria do cenário pandêmico, foram iniciadas de forma gradual as fases seguintes: Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais (fase 4), Consolidação do ensino híbrido (fase 5); e Retorno ao ensino presencial (fase 6).
Todos os 21 campi do IFPB já se encontram, no mínimo, na fase 4 -Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais - alguns já estão realizando ações da fase 5 - Consolidação do ensino híbrido - e duas unidades já se encontram na fase 6 - Retorno ao ensino presencial. Cada campus tem suas particularidades e avançam entre as fases de forma distinta, de acordo com o cenário epidemiológico da região onde estão inseridos. Alguns campi se encontram de férias e estão avaliando o cenário epidemiológico para decidir sobre o avanço de fase.
O Reitor Nicácio Lopes enfatizou a atitude coerente que vem pautando as decisões do IFPB desde o início da pandemia. Em nota, a reitoria afirmou que está atenta aos efeitos das variantes da Covid-19 em todo cenário e sempre irá primar pela continuidade da qualidade do ensino oferecido, com foco primordial na vida de seus servidores técnicos, docentes, terceirizados e discentes.
Acesse aqui a carta emitida pela reitoria no dia 11/02/2022.
Clique aqui e confira o balanço de cada campus e a fase em que se encontram as AENPs.
De acordo com a Diretoria de Educação Profissional, os campi devem iniciar a fase 6, que é a de ensino presencial, tão logo o cenário pandêmico seja melhorado. “Para avançar da fase do ensino híbrido para o presencial é necessário que o município esteja pelo menos com a bandeira amarela”, disse o Diretor Erivan Lopes. A avaliação do cenário é feita por comissões locais, com representantes de todos os segmentos com o objetivo de acompanhar o andamento das atividades dos campi durante a pandemia, conforme previsto na resolução.
Segundo a Diretoria, em alguns campi houve um adiamento do início do semestre letivo, tendo em vista o avanço da variante Ômicron e o adoecimento de servidores. “Não houve uma regressão para o ensino remoto. Os campi estão de portas abertas de forma segura e responsável, seguindo todos os protocolos de biossegurança”, pontuou o professor Erivan Lopes.