Noticia
Conselho Superior aprova novo regulamento para eleições no IFPB
Com a aprovação do formato presencial para as eleições ao cargo de reitor e diretores gerais do IFPB, o Conselho Superior deliberou em reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (28), o novo regulamento para o processo eleitoral, garantindo condições para a participação democrática no pleito.
O novo documento contempla ajustes necessários no edital que rege as eleições, de modo a conferir o direito da ampla participação da comunidade. O voto em trânsito para eleitores que estiverem fora do seu campus de exercício é um dos pontos contemplados no documento. A relatoria foi do conselheiro Lício Romero Costa.
“Nosso dever é refletir sobre de que forma podemos fazer que o pleito seja mais participativo possível, garantindo a comunidade exercer seu direito de escolha nas formas que temos nessa conjuntura atípica”, pontuou Lício Romero.
A logística das eleições tem sido organizada pela comissão eleitoral central. Na ocasião, o reitor Nicácio Lopes elogiou o trabalho de equipe e agradeceu o empenho de seus membros. “Estão prestando um relevante serviço para a instituição nesse momento histórico. Temos observado todo esforço, abnegação, determinação e espírito público que tem caracterizado o trabalho de todos os membros”, destacou Nicácio Lopes, ao enfatizar que o Consuper irá realizar um preito de reconhecimento para os membros das comissões locais e central.
Comissão Eleitoral Central está finalizando alterações
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Fábio Albuquerque, destaca que o trabalho das comissões locais vai aumentar com a mudança para o voto presencial. Os novos procedimentos incluem não só a preparação para as seções eleitorais, mas a organização para o trabalho de fiscais dos candidatos, apuração, totalização dos votos e seu envio para a comissão central.
Segundo Fábio, as comissões locais dos campi e da reitoria é que devem ser as responsáveis pela apuração dos votos. Os membros do Consuper acataram as sugestões do parecer para a adoção de voto em trânsito para os três segmentos. Mas, o detalhamento destes procedimentos ainda está sendo feito pela Comissão Eleitoral
A votação no IFPB foi mantida para o dia 06 de abril, de modo presencial, com cédula de papel. No IFPB, o voto dos três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) tem o mesmo peso. Além da votação para dirigente máximo da Reitoria, haverá consulta à comunidade para diretores gerais em 16 campi: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.
Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB