Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Conselho Superior aprova novo regulamento para eleições no IFPB

Conselho Superior aprova novo regulamento para eleições no IFPB

Pauta da reunião extraordinária tratou das mudanças trazidas pelo voto presencial
por publicado: 28/03/2022 18h09 última modificação: 28/03/2022 18h09

Com a aprovação do formato presencial para as eleições ao cargo de reitor e diretores gerais do IFPB, o Conselho Superior deliberou em reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (28), o novo regulamento para o processo eleitoral, garantindo condições para a participação democrática no pleito.

O novo documento contempla ajustes necessários no edital que rege as eleições, de modo a conferir o direito da ampla participação da comunidade. O voto em trânsito para eleitores que estiverem fora do seu campus de exercício é um dos pontos contemplados no documento. A relatoria foi do conselheiro Lício Romero Costa.

“Nosso dever é refletir sobre de que forma podemos fazer que o pleito seja mais participativo possível, garantindo a comunidade exercer seu direito de escolha nas formas que temos nessa conjuntura atípica”, pontuou Lício Romero.

A logística das eleições tem sido organizada pela comissão eleitoral central. Na ocasião, o reitor Nicácio Lopes elogiou o trabalho de equipe e agradeceu o empenho de seus membros. “Estão prestando um relevante serviço para a instituição nesse momento histórico. Temos observado todo esforço, abnegação, determinação e espírito público que tem caracterizado o trabalho de todos os membros”, destacou Nicácio Lopes, ao enfatizar que o Consuper irá realizar um preito de reconhecimento para os membros das comissões locais e central.

Comissão Eleitoral Central está finalizando alterações

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Fábio Albuquerque, destaca que o trabalho das comissões locais vai aumentar com a mudança para o voto presencial. Os novos procedimentos incluem não só a preparação para as seções eleitorais, mas a organização para o trabalho de fiscais dos candidatos, apuração, totalização dos votos e seu envio para a comissão central.

Segundo Fábio, as comissões locais dos campi e da reitoria é que devem ser as responsáveis pela apuração dos votos. Os membros do Consuper acataram as sugestões do parecer para a adoção de voto em trânsito para os três segmentos. Mas, o detalhamento destes procedimentos ainda está sendo feito pela Comissão Eleitoral

A votação no IFPB foi mantida para o dia 06 de abril, de modo presencial, com cédula de papel. No IFPB, o voto dos três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) tem o mesmo peso. Além da votação para dirigente máximo da Reitoria, haverá consulta à comunidade para diretores gerais em 16 campi: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.

Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB