Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > Estudantes visitam Núcleo de Documentação do IFPB

Estudantes visitam Núcleo de Documentação do IFPB

Discentes se preparam para participar da Olimpíada Nacional de História
por Heranir Oliveira publicado: 26/04/2022 12h14 última modificação: 26/04/2022 12h14

Um grupo de alunos do Campus João Pessoa que vai participar da Olímpiada Nacional de História do Brasil visitou nesta terça-feira (26) o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional, localizado no edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria do IFPB. O NDPEP é responsável por conservar a história da instituição.

Inicialmente os alunos assistiram no auditório da reitoria uma explanação do Coordenador do Núcleo de Documentação, Luciano Candeia, sobre a evolução histórica do Instituto Federal da Paraíba desde a Escola de Aprendizes e Artífices criada em 1909. Em seguida o grupo conheceu os vários setores que compõem o prédio da reitoria e fizeram uma visita ao NDPEP.

foto 4.jpgNo Núcleo de Documentação os alunos puderam conferir parte do acervo composto por livros, objetos e fotografias históricas. Mardônio Lacet, que integra a equipe do NDPEP, mostrou aos alunos documentos das áreas de arquivo, museologia e biblioteconomia. “A proposta dos professores de História do Campus João Pessoa é que esses alunos conheçam as fontes históricas que nos representam” disse Mardônio. “Foi uma visita muito agradável com explicações importantes, conhecer a história do IFPB vai trazer mais subsídios para o nosso dia a dia”, disse a estudante do Curso de Eletrotécnica, Luiza Maiana.

O Núcleo de Documentação foi institucionalizado em 2010, mas só na gestão do reitor Nicácio Lopes conseguiu um espaço físico para alocar os equipamentos e todo o acervo. Atualmente o NDPEP que conta com mais de 5 mil peças entre fotografias, fitas de vídeo, documentos administrativos e acadêmicos, iniciou a digitalização do seu acervo memorial. foto 2.jpgO trabalho vem sendo conduzido pelo técnico-administrativo Adilson Luiz. “Essa produção do audiovisual que agora integra o NDPEP veio dar mais vida ao núcleo, vai permitir uma maior fonte de consulta” disse Mardônio.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM