Noticia
IFPB vai desenvolver projeto de conectividade em 5G na indústria 4.0
O IFPB vai se engajar num projeto que prevê uma plataforma para testes de conceito de soluções de conectividade em 5G e processamento de dados para a indústria 4.0. O projeto integra um dos três consórcios firmados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) junto ao Basic Funding Alliance (BFA), modalidade de apoio a projetos de inovação que reúnem Unidades Embrappi, empresas e startups para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas de interesse da indústria. Os investimentos somam R$22 milhões.
No IFPB o trabalho será coordenado pelo professor Ruan Delgado, do programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do campus João Pessoa. O projeto foi submetido ao CPqD, (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com sede em Campinas/SP. A proposta contou com as participações do professor Michel Dias do Polo de Inovação e da Coordenação de Engenharia Elétrica, e do professor Paulo Ditarso da Pós-Graduação em TI do Campus JP.
Segundo o professor Ruan Delgado a ideia é explorar várias áreas de aplicação para a rede 5G privadas que podem ser aplicadas na indústria. “Nosso foco será a aplicação de visão computacional para controle de qualidade dentro da indústria e automatizar fluxos de produção”. A pesquisa de base tem duração prevista de 3 anos e já conta com o interesse de empresas.
A partir de agora será montada uma equipe de trabalho que deve contar com a participação de outros pesquisadores, alunos de Pós-Graduação que atuaram no projeto e outros profissionais. A rede 5G possibilita grande poder de processamento de dados, o que permite uma maior velocidade nas transmissões com máquinas e segurança num sistema de produção como a indústria.
“Agradeço ao apoio do professor Erick Melo, diretor do Polo de Inovação, pela ajuda na elaboração e finalização dessa proposta e por ter dado o apoio necessário para obtermos sucesso com ela” disse Ruan Delgado. Outras unidades EMBRAPPI no país, além do CPqD, IFPB e Inatel, estão envolvidas em projetos de eletromobilidade em 5G.
*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM