Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > Nota de Pesar

Falecimento da professora aposentada de francês Alaíde dos Santos Chianca
por Heranir Oliveira publicado: 09/05/2022 19h19 última modificação: 10/05/2022 14h08

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba externa seu mais profundo pesar pelo falecimento aos 103 anos da professora aposentada Alaíde dos Santos Chianca, que dedicou sua vida profissional ao ensino da língua francesa.

Alaíde era natural da cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, onde nasceu em maio de 1919. Em 1942 iniciou sua carreira como professora no Colégio Estadual de João Pessoa onde atuou por 25 anos, além de lecionar em outras instituições. Em 1961 ingressou na Escola Industrial Coriolano de Medeiros como professora de francês. Por mais de 20 anos também esteve à frente da Aliança Francesa de João Pessoa tendo participado da criação da instituição.Professora Alaíde.jpg

Entre as várias homenagens que a professora Alaíde recebeu pelo reconhecimento do seu trabalho em prol da educação estão: Medalha Nilo Peçanha, Medalha Coriolano de Medeiros, a Palmas Acadêmicas, e em 2016 foi nomeada Chevalier de la Légion d´Honneur em reconhecimento aos mais de 50 anos dedicados ao ensino e divulgação do francês. Em 2012 foi agraciada com o título de Cidadã Pessoense.

O reitor Nicácio Lopes destacou o legado de amor pela língua e literatura francesas e a contribuição da professora Alaíde na educação. “Seu trabalho pelo ensino do francês influenciou muita gente, foram anos dedicados a docência, além de ter contribuído no fortalecimento dos laços de amizade entre a Paraíba e a França” disse.

O velório da professora Alaíde está sendo realizado na Morada da Paz, em Jaguaribe, e o enterro está marcado para às 16h desta terça-feira no cemitério Senhor da Boa Sentença.

DGCOM com informações atualizadas