Noticia
Programa Qualifica Mais EnergIF realiza aula inaugural
O Programa Qualifica Mais EnergIF teve início no Instituto Federal da Paraíba nesta segunda-feira, 30 de maio. A aula inaugural do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos) foi realizada no campus Esperança do IFPB.
O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem 200 horas e será presencial, tendo ofertado 290 vagas em quatro campi do IFPB: João Pessoa, Esperança, Patos e Cajazeiras. Em Esperança, foram preenchidas 50 vagas.
Os primeiros estudantes foram recebidos pelo diretor geral do campus Esperança, professor Valnyr Lira, pelo coordenador adjunto João Paulo Ferreira Araújo, e o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, Alexsandro Ribeiro de Melo, que substituiu na ocasião a coordenadora geral do EnergIF na instituição, professora Kalina Medeiros, impossibilitada de comparecer.
No campus Esperança, o curso de qualificação profissional até se alinha ao curso técnico integrado ao Ensino Médio já ofertado, que é de Sistemas de Energias Renováveis. O diretor geral comentou que toda a estrutura do IFPB estava à disposição dos estudantes do EnergIF e que a instituição também tem portas abertas para outras oportunidades, a exemplo dos cursos técnicos subsequentes que estão com inscrição aberta.
O representante da Proexc fez uma apresentação sobre o Programa Qualifica Mais EnergIF que tem fomento do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Alexsandro explicou sobre a estrutura da equipe do programa no IFPB
“Esperamos que eles aproveitem o momento de aprendizado e busquem oportunidades dentro do IFPB. Nós do Programa Qualifica Mais estamos à disposição e todo o IFPB”, destacou Alexsandro. Ele também comentou a grande oportunidade que o curso traz de se inserir no mercado de trabalho que continua em expansão nesta área de energias renováveis.
O coordenador adjunto João Paulo explicou que a primeira turma de 25 alunos deve ter aulas até 12 de agosto. Outros 25 estudantes devem começar o curso em 22 de agosto e concluir em 23 de outubro. O curso é voltado pra quem tem mais de 18 anos de idade e ensino fundamental incompleto. Os alunos receberam todo o material nesta segunda-feira e também tiveram informações sobre o auxílio estudantil a que tem direito por cada dia de aula frequentado.