Noticia
Coordenação de Ações Inclusivas reúne profissionais que atuam nos NAPNEs
A Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) vem realizando reuniões com os profissionais que atendem os estudantes com necessidades educacionais específicas (pessoas com deficiência, altas habilidades, superdotação, transtornos globais do desenvolvimento e síndrome do transtorno do espectro autista, dentre outros casos) nos NAPNEs dos campi do IFPB.
O trabalho teve início no dia 31 de maio com o grupo dos Psicopedagogos. Estão programadas reuniões com ledores/audiodescritores, revisores e transcritores de Braille, cuidadores e alfabetizadores de jovens e adultos. “O Objetivo desses encontros é rever os procedimentos, trocar experiências entre os profissionais que atuam nos campi e aproximar mais a CAI com o pessoal que presta atendimento nos NAPNEs” revela a Coordenadora de Ações Inclusivas da Reitoria, Larissa Cossete Coêlho Caju.
No último mês de abril houve o V Encontro de Coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais. O evento aconteceu de forma presencial no auditório da Reitoria e contou com representantes de 19 campi. Em razão da pandemia de Covid-19 foram suspensos nos últimos dois anos os encontros presenciais com os Tradutores e Intérpretes de Libras, mas a CAI já trabalha para a retomada das reuniões neste ano.
O IFPB tem representações dos NAPNEs nos 21 campi, a ideia é suprir as necessidades dos estudantes com necessidades educacionais para que eles tenham as mesmas oportunidades educacionais que os demais alunos do Instituto.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Arte: Luzivan Silva- Programador Visual do IFPB