Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Diplomas de cursos superiores do IFPB serão emitidos de forma digital

Noticia

Diplomas de cursos superiores do IFPB serão emitidos de forma digital

Iniciativa permite mais celeridade, segurança e praticidade para o estudante
por publicado: 30/06/2022 12h15 última modificação: 30/06/2022 12h15

Todos os diplomas dos cursos superiores do IFPB, a partir de agora, serão emitidos de forma digital. O Diploma Digital foi instituído pela Portaria MEC nº 330/2018 e implementado pela Portaria MEC nº 554/2019 e possui a assinatura com certificado digital pela ICP-Brasil garantindo a segurança jurídica e a autenticidade.

O novo formato, que estava passando por um período de adaptação no sistema do Instituto Federal da Paraíba com o da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP, traz mais celeridade na entrega dos diplomas, além de modernização, redução de despesas e praticidade.  Outro ponto importante é que todos os diplomas emitidos ficarão no repositório na nuvem do Ministério da Educação -MEC.

A previsão é de que o IFPB emita anualmente cerca de mil diplomas digitais de cursos superiores. Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel. Assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, confere ao diploma digital sua validade jurídica.

José Artur Gomes Silva-1(1).jpgUm dos primeiros estudantes a solicitar o diploma digital no Instituto foi José Artur Gomes Silva, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Cabedelo. Ele conta que precisou do diploma para fazer um concurso e que o novo procedimento veio facilitar a vida do estudante. “Eu acho incrível, todas essas iniciativas que visam facilitar a vida do estudante, eu acho maravilhosa, a gente vive num mundo cada vez mais digital, é compreensível que os documentos também passem a ser cada vez mais digitais. Isso evita perda, rasuras e tirar segunda via”, explica Artur.

Todos os procedimentos para solicitação do Diploma Digital são realizados via SUAP. O estudante entra com seu login e senha e na aba “Processo Eletrônico” abre um requerimento especificando qual o tipo de processo, no caso, solicitação do diploma digital. Para saber os passos completos da portaria 30/2020, que trata dos procedimentos para solicitação acadêmica de forma eletrônica, o interessado pode acessar a portaria aqui.

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB

registrado em: