Noticia
Mostra de Artes Cênicas vai financiar propostas de cinco campi
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) divulgou o resultado dos grupos e coletivos culturais que tiveram propostas selecionadas com fomento para a I Mostra de Artes Cênicas. Acesse aqui o resultado final. O apoio financeiro vai de R$2 a R$3 mil. As apresentações vão ocorrer na Mostra Encena com o IF.
O diretor de Cultura da Proexc, George Glauber Severo, destaca que a Mostra inicialmente prevista para o mês de agosto foi remarcada para os dias 08 e 09 de novembro. As apresentações devem ocorrer durante o Festival de Arte e Cultura do IFPB, marcado para o Teatro Santa Roza, na centro da capital. Segundo Glauber, outros campi também devem apresentar trabalhos durante o evento que vai ocorrer concomitantemente ao Encontro de Economia Solidária.
Do campus Patos, foi selecionado “Vasto mundo” que pretende encenar trechos do conto homônimo de Maria Valéria Rezende para a arte teatral. A proposta é coordenada pelo docente Rodrigo Cunha e tem 25 estudantes no coletivo teatral formado durante a pandemia. O conto se passa em uma cidade fictícia do interior paraibano e eles pretendem encenar em diversos espaços.
Do Campus Princesa Isabel, a proposta aprovada foi “Teatro do Oprimido: arte e emancipação dos sujeitos” que trabalha a metodologia teatral desenvolvida por Augusto Boal. A equipe tem estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente é coordenada pela professora Maria Leopoldina Cardoso e pretende se apresentar em praças e ruas da cidade, desenvolvendo as técnicas do teatro-fórum, teatro-jornal, debates e encenação de cenas dramáticas.
Do campus Campina Grande, foi selecionada a apresentação de Grupos de Estudo de Cavalo Marim Boi da Borborema e Boi da Praça. O espetáculo é coordenado pelo professor Alan Monteiro com estudantes do curso técnico em Informática. A brincadeira oriunda da cultura popular paraibana e pernambucana vem sendo trabalhada em projetos de extensão do campus Campina desde 2017. A apresentação terá participação do Mestre Aguinaldo Roberto, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, da cidade de Condado, e da Mestra Tina, do Cavalo Marinho Sementes de João do Boi, do Bairro dos Novais, em João Pessoa.
Ainda de Campina Grande, foi selecionado o espetáculo de dança “Forrobodó: dançando a cultura nordestina” que pretende mesclar o forró com a dança do ventre. O Núcleo de dança Passo a Passo é o parceiro externo do grupo que é formado por estudantes do curso técnico em Mineração e coordenado pela professora Joyce Kelly Barros Henrique. Outras manifestações culturais nordestinas em confluência com o forró devem ser trabalhadas.
Do campus Catolé do Rocha, deve ser apresentado o espetáculo teatral “Rebrotando Margaridas”, inspirado na vida da líder sindical agrícola Margarida Maria Alves. A peça está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação de Linguagens Artísticas (Lapela). A equipe tem estudantes dos cursos técnicos de Edificações e Informática e da Especialização e é coordenada pelo professor Sinésio Bina.
Do campus Cabedelo Centro, foi aprovada a montagem da encenação “Quantas Carolinas mais em quantos quartos de despejo?” O espetáculo teatral é elaborado a partir do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. A proposta terá participação de estudantes do curso técnico em Serviços Jurídicos do IFPB e da escola de ensino fundamental e médio João XXIII. O objetivo é discutir a temática das desigualdades raciais, sociais e de gênero. A coordenação é da servidora Renálide Carvalho.
A Mostra de Artes Cênicas é uma realização da Diretoria de Cultura da Proexc, em parceria com os docentes de arte dos campi de Catolé do Rocha, Esperança, Itaporanga, Patos e Princesa Isabel. O evento homenageia os artistas Dadá Venceslau, Soia Lira e Vant Vaz.