Noticia
IFPB realiza LNDP 2023 em todas as suas unidades
O objetivo é elaborar o PDP do ano que vem
por Patrícia Lins
publicado:
29/07/2022 13h01
última modificação:
29/07/2022 14h55
O Instituto Federal da Paraíba já deu início ao Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento de Pessoas (LNDP) para o ano de 2023. Esse levantamento deve envolver o quadro de servidores de todas as unidades do instituto, pois ele irá subsidiar o preenchimento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e irá apontar as necessidades de capacitação e qualificação do ano de 2023.
O PDP é essencial para a concessão de:
- licença para capacitação;
- participação em programas de treinamento (cursos, oficinas, congressos, eventos, etc);
- afastamento para pós graduação;
- bolsas do PIQIFPB;
- estudo no exterior.
Em outras palavras, para que o servidor tenha acesso a algum dos benefícios acima, é preciso que a necessidade do conhecimento que vai ser adquirido nessa participação esteja prevista no PDP. Por ser um documento de construção coletiva, a participação dos servidores no LNDP deve ser efetiva.
De acordo com a nova metodologia elaborada pelo Ministério da Economia para o PDP 2023, as equipes devem se reunir e apontar as suas necessidades, registrando-as no Portal Sipec por meio da chefia previamente cadastrada. Em seguida, os registros serão submetidos para validação dos diretores / pró-reitores e avaliados pelas equipes de Gestão de Pessoas. O resultado final desse trabalho é o PDP, que segue para o Órgão Central SIPEC após aprovação do Reitor. Para saber o prazo de cada etapa, o servidor deve consultar o representante de Gestão de Pessoas da sua Unidade.