Noticia
IFPB, UFPB e CINEP discutem parceria em Projeto de Recifes Artificiais Marinhos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) reuniu-se com representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) para discutir parcerias para o projeto de Recifes Artificiais Marinhos. O encontro aconteceu nesta terça-feira (03) na Sala de Reunião da Reitoria da UFPB e contou com a participação de gestores e pesquisadores das respectivas entidades.
Na oportunidade o professor Cláudio Dybas, do IFPB Campus Cabedelo Centro, apresentou as características do Projeto, que conta com vasta experiência de dez anos em projeto similar realizado no Paraná, demonstrando sua importância dos recifes artificiais marinhos para a recuperação da biodiversidade, para o turismo dentre outros impactos positivos.
Conduzidos pelo professor da UFPB, Sandro Marden, os participantes percorreram os laboratórios da UFPB, particularmente o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem), localizado no Centro de Tecnologia (CT). O professor destacou que o núcleo não se limita à engenharia de materiais, porque agrega diversas áreas em pesquisas interdisciplinares e, que há possibilidade de participação de uma ampla rede internacional de colaboração.
O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria entre as instituições envolvidas, aprofundar os diálogos da proposta e celebração de Aliança Estratégica. Foi encaminhado tratativas para a definição do Plano de Trabalho, com as responsabilidades de cada entidade, além da necessidade da celeridade do processo do projeto multi-institucional, onde cada instituição viabilizar o projeto no menor tempo possível, que tem um amplo espectro no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.
O IFPB foi representado pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa; pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação Daniel de Macedo Soares; Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira e pelos professores e pesquisadores Claúdio Dybas da Natividade, Marcéu Oliveira Adissi, do IFPB Campus Cabedelo Centro, e Andressa Vieira, do IFPB Campus Cabedelo.
A UFPB foi representada pelo pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Costa Henriques; pelo pró-reitor de Pesquisa, Valdir Braga, e pelos professores e pesquisadores Sandro Marden, Marçal Rosas, Marcos Santana e Alexsandro Santos.
E, a CINEP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, foi representada por Rômulo Soares Polari Filho. Estiveram presentes também a jornalista Alessandra Lostra e a pesquisadora Karina Massei.
Maiores informações: sinergia@ifpb.edu.br ou neo@ifpb.edu.br
DGCOM IFPB, com informações de Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira