Noticia
Parque Sinergia do IFPB vai abrigar memorial em homenagem a família Britto
O prédio onde funciona o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, na Avenida Getúlio Vargas, no centro da capital, recebeu na manhã desta sexta-feira (12) uma visita ilustre: familiares dos primeiros moradores da casa estiveram no imóvel que será estruturado para abrigar um memorial.
O prédio centenário construído pelo casal Carolino e Joana Britto possui elementos arquitetônicos antigos e que serão preservados pelo IFPB. Na visita ao imóvel os familiares puderam relembrar momentos importantes vividos lá. Para Maria Célia de Britto Fernandes, filha do casal, o sentimento foi de emoção por rever ambientes idealizados pelo pai.
A arquiteta Fabiana Silveira, da Diretoria de Obras do IFPB, explicou que o imóvel de estilo moderno preserva características da época, mas necessita de uma reforma. Segundo ela a intenção é interferir o mínimo possível, preservando o máximo que puder em elementos como vidraçaria e azulejos. Inicialmente será feito um programa de necessidades que identificará como o imóvel pretende ser ocupado.
A visita contou com a presença da arquiteta e professora do Campus João Pessoa, Roberta Xavier, que veio acompanhada por alunos do curso de Design de Interiores. A professora disse que o primeiro passo é inventariar o imóvel, a parte estrutural e os elementos arquitetônicos e decorativos integrados na construção da casa para que sejam preservados.
O Coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo de Inovação do IFPB, professor Michel Dias, ressaltou a importância da convivência da inovação com a história. Para o professor é emocionante reviver uma parte da história da cidade e ao mesmo tempo contribuir com o futuro.
O Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do Parque Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Gomes Pereira, considerou importante a visita dos familiares do casal Carolino e Joana. Ele destacou que o Parque Sinergia ao se instalar numa casa centenária trabalhará com tecnologia de ponta, como a 5G.
Os netos, Ana Elizabeth Britto, Maria Eunice Britto e Célio Britto Fernandes, também destacaram a satisfação na criação do memorial da casa da família Carolino da Silva Toscano de Britto e Joana Mendonça de Britto.
Conheça um pouco mais sobre o Parque Sinergia do IFPB clicando aqui
* Heranir Oliveira- Equipe DGCOM