Noticia
Qualifica Mais Progredir realiza primeira certificação no IFPB
O Programa Qualifica Mais Progredir teve sua primeira certificação realizada no Instituto Federal da Paraíba. O Campus Santa Rita do IFPB entregou o certificado de conclusão do curso de Microempreendedor Individual (MEI) a 103 estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). A solenidade que marcou o encerramento de quatro turmas da qualificação profissional gratuita foi realizada na quarta-feira passada, 24 de agosto.
A trajetória das turmas foi elogiada com bastante emoção pelas equipes gestoras. O coordenador geral do Qualifica Mais Progredir no IFPB, Rhenan Weber Borges Varela, que representou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, fez questão de agradecer a cada pessoa empenhada para o sucesso do curso FIC.
O coordenador expressou a alegria de retornar ao campus onde esteve para a aula inaugural e ver a conclusão das aulas pelas quatro turmas do programa. Ele agradeceu o apoio incondicional da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino na pessoa de Inakã Barreto, bem como do diretor geral do IFPB Santa Rita, Sabiniano Rodrigues, além de destacar o empenho da coordenadora Luiza Araújo que assumiu a coordenação do curso no campus, já com as aulas em andamento. Rhenan disse que os familiares dos formandos também estão convidados a ingressar em novas turmas do curso e chamarem os amigos.
O diretor geral relembrou que as turmas de MEI foram as primeiras do campus a funcionarem no período noturno e destacou que o campus está aberto a toda a comunidade para novas oportunidades, ressaltando ainda as dificuldades superadas pelos alunos.
A coordenadora Luiza fez um discurso emocionado enaltecendo a força de vontade dos estudantes do curso de MEI que, em sua maioria, vinham de um dia de trabalho exaustivo e ainda se empenharam para frequentar as aulas à noite. Segundo Luiza, os alunos ensinaram muito à equipe sobre dedicação, humildade e gratidão. Entre os relatos de Luiza, ganhou destaque a garra de alunas que trouxeram os filhos pequenos no período das aulas.
O professor Tony Robson fez uso das palavras em nome dos outros docentes do curso e destacou a perseverança de estudantes que traziam seus produtos para a venda e daqueles que com idade avançada persistiram na volta ao ambiente escolar para agregar novos conhecimentos ao seu trabalho, como é o caso da aluna Luziane Franca. Ela também fez questão de frisar em sua fala que o curso abriu outras perspectivas para melhorar a sua atividade econômica.
A equipe técnico-administrativa envolvida com o curso também mereceu homenagens: Edith Dantas, Jarcelma Clícia, Josenaldo Santana, Flávia Cristina do Nascimento e Leonardo Freire. O Diretor de Educação Profissional do IFPB, Erivan Lopes Jr, foi o mestre de cerimônias da noite que teve um lanche para finalizar a festividade.