Noticia
Prêmio IFPB de Artes Visuais entra na fase de votação popular
O Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 entrou na fase de votação popular. As cinco melhores obras de cada expressão artística, segundo a análise da comissão avaliadora, estão expostas no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Até o dia 22 de setembro, o público poderá curtir as obras que mais admirou e participar desta fase da premiação.
As obras estão divididas conforme a expressão artística e o segmento dos participantes (estudantes do IFPB, servidores do IFPB e comunidade externa). Apenas os estudantes e comunidade externa terão direito à premiação em dinheiro. Os servidores do IFPB ficam somente com o certificado de premiação.
São sete as expressões artísticas do Prêmio: fotografia; desenho e/ou pintura; desenho e/ou pintura digital; arte urbana; instalação artística; escultura e objeto e, por fim, audiovisual. O Prêmio do IFPB está em sua segunda edição. Conforme a avaliação da Comissão, a melhor obra de cada expressão artística, conforme o segmento de participação, receberá R$ 1 mil. Novamente, o prêmio é direcionado apenas a estudantes e comunidade externa. O investimento total da Proexc/IFPB é de R$ 16 mil.
A Proexc do Instituto Federal da Paraíba recebeu 149 inscrições para o prêmio, vindo de quatro regiões do país, somando 30 cidades que enviaram propostas para o edital. O maior número de inscrições veio da comunidade externa ao IFPB, sendo a maioria de jovens até 29 anos. Desenho e pintura foram as expressões artísticas que mais tiveram inscrições. E as mulheres também marcaram maior participação.
Segundo o diretor de Cultura da Proexc, George Glauber Felix Severo, as obras premiadas devem ser expostas no Campus João Pessoa do IFPB, durante o período do 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB, marcado para os dias 09 e 10 de novembro. Acesse aqui o edital retificado, com alterações na data de resultado preliminar e depósito das obras, entre outras.
O Prêmio se inscreve nas homenagens aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O IFPB homenageia, através do Prêmio, dois artistas plásticos paraibanos: Wilson Figueiredo (ainda na ativa) e Hermano José (in memorian). Ambos tiveram atuação brilhante em diversas expressões artísticas, sendo Wilson mais especializado em escultura e Hermano na pintura.
Além da Diretoria de Cultura da Proexc, o prêmio IFPB de Artes Visuais conta com parceria das coordenações de área de Artes, Cultura e Eventos (CAACE) e Audiovisual e Multimeios (CAUDIOM) do campus João Pessoa, da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) da reitoria e de docentes de Arte dos campi de Santa Rita, Sousa e Picuí.
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Thaise Lima – estagiária da Proexc