Noticia
Dia Mundial da Saúde Mental: psicóloga ressalta importância de ações no IFPB
No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. O tema tem ganhado relevância nas instituições de ensino sobretudo no período de pandemia e pós-pandemia. No IFPB há um Grupo de Trabalho específico para realizar ações que abordam a temática com representantes em todos os campi. Também há os Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPs) e as Equipes de Referência em Saúde Mental (ERSM) que estabelecem um canal entre o instituto e as redes de atenção à saúde nos municípios.
De acordo com a psicóloga e Coordenadora do GT de Saúde Mental Ana Carolina Simões há uma série de ações sendo realizadas relativas ao cuidado, à prevenção e à promoção da saúde mental dos estudantes. “São realizadas palestras, rodas de conversa, atividades educativas, debates e outras ações que variam de acordo com a necessidade de cada campus. Há também o projeto terapêutico em parceria com a clínica de psicologia do Unipê ”. O IFPB, quando necessário, age também no sentido de dar ciência dos serviços e dos dispositivos em saúde mental, presentes nos municípios onde cada campus do IFPB está localizado, propiciando a construção de parcerias com as redes existentes.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro vivem com algum tipo de transtorno mental, e além disso, 3 milhões de pessoas vão a óbito todos os anos por conta do uso nocivo do álcool. No que se refere ao suicídio, uma pessoa morre a cada 40 segundos. A psicóloga Ana Carolina Simões ressalta que é essencial a criação e a manutenção de políticas públicas sobre saúde mental para o bem-estar da sociedade. Ela lembra que a data de hoje é relevante para conscientizar e educar sobre o tema.