Noticia
Terceiro dia dos Jogos Intercampi tem primeiros medalhistas da competição
O terceiro dia dos Jogos Intercampi do IFPB foi marcado por partidas decisivas para os esportes de xadrez, tênis de mesa, vôlei de areia, basquete e voleibol. Todas as cinco modalidades já definiram os seus vencedores, que receberam medalhas e troféus pelas vitórias alcançadas.
As cerimônias de premiação foram realizadas no ginásio poliesportivo do Campus Campina e contaram com a participação dos atletas vencedores, da equipe organizadora do torneio e das torcidas, que vibraram muito com os resultados. Os primeiros a receber as medalhas foram os vitoriosos nas modalidades masculina e feminina do tênis de mesa, os representantes dos campi Itabaiana e Catolé do Rocha, respectivamente.
Davi Rodolfo da Silva, aluno do curso de Eletromecânica do Campus Itabaiana, falou sobre a satisfação de ser o primeiro colocado no tênis de mesa. “Eu achei os jogos bem divertidos e disputados neste ano. Não foi fácil ganhar, então eu estou muito feliz com a vitória. Acho que o esporte pode me ensinar a ser competitivo às vezes, mas também a respeitar os adversários por outro lado. Ser humilde é uma qualidade muito importante”, afirmou Davi.
Em seguida, foi a vez de Ketellyn Vitória, do curso de Edificações do Campus Catolé do Rocha, receber a medalha de ouro no tênis de mesa feminino. “Essa vitória é surreal para mim. Com a pandemia, eu fiquei sem poder praticar direito e acabei só treinando durante um mês para a competição. É a primeira vez que estou vindo para os jogos e estou orgulhosa de estar aqui e de ter realizado esse que era um dos meus sonhos desde que eu entrei no IF”, comemorou a estudante.
O segundo colocado no tênis de mesa masculino foi o estudante Lucas Pimentel do Campus Santa Rita e o terceiro colocado foi o Crysthian Lima, de Guarabira. Já no feminino, a medalha de prata ficou com a atleta Josicleide Silva, do Campus Itabaiana, e a de bronze com a estudante Mariana Lira, do Campus Campina Grande.
No xadrez masculino, o grande vencedor foi o estudante Augusto Havir, do Campus João Pessoa, seguido dos atletas João Oliveira, do Campus Patos, e João Darwin, do Campus Esperança. Na modalidade feminina, a medalhista de ouro foi a atleta Sara Soares de Medeiros, do Campus Patos, a de prata, Maria Violeta do Campus João Pessoa, e a de bronze Mariely Vitória.
A campeã do xadrez feminino, Sara Soares de Medeiros, aluna do curso de Eletrotécnica do Campus Patos, falou sobre a emoção de ganhar a medalha e sobre o que esporte representa na sua vida. “Tive o meu primeiro contato com o xadrez aos quatro anos quando o meu pai me apresentou ao esporte. Além de gostar de jogar, eu sou entusiasta do xadrez porque ele me ajuda no processo de tomada de decisões. Nas partidas, a gente precisa tomar decisões o tempo todo, avaliando as possibilidades e as consequências das nossas escolhas, e isso é algo que a gente pode levar para a vida”, argumentou a estudante. Além de participar da etapa nacional dos jogos dos institutos federais, Sara vai representar o Brasil com outras duas meninas de São Paulo no Campeonato Mundial de Xadrez, que acontece no mês de novembro na China.
O torneio de basquete foi vencido pelos atletas do Campus João Pessoa, seguidos pelos jogadores do Campus Cabedelo. Miguel Bezerra, estudante do curso de Mecânica em João Pessoa, celebrou a vitória e a participação nos jogos. “Estou muito orgulhoso da competição que fizemos e feliz por ter vivido essa experiência nos jogos. Depois daqui, vamos participar dos jogos nacionais, em novembro, em São Paulo. Estamos bem confiantes!”, contou o atleta.
As duas modalidades de vôlei também já conheceram os seus vencedores na noite da quinta-feira. Tanto a final feminina quanto a masculina do vôlei de areia foram vencidas por atletas do Campus Patos. O pódio feminino foi completado pelas equipes de Cabedelo e Guarabira. No masculino, o segundo lugar foi conquistado pelo time de Monteiro e o terceiro, pelo de João Pessoa.
Já no vôlei de quadra, os presentes assistiram à vitória da equipe do Campus Patos, seguida pelos times de Cajazeiras e Campina Grande no vôlei masculino. No vôlei feminino, o pódio foi formado pelas equipes de Patos, Picuí e Campina Grande.
Os campeões do tênis de mesa, do xadrez, do vôlei de praia, do basquete e do voleibol vão representar o IFPB na etapa nacional dos jogos dos institutos federais (JIFs), que acontece entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em São José do Rio Preto, São Paulo. Além dos esportes que já encerraram as atividades no torneio, o futsal e o handebol também tiveram jogos decisivos para definir quem iria para as semifinais nas modalidades. Os dois esportes iniciam as atividades na manhã da sexta-feira, a partir das 8h. As finais do handebol ocorrem às 12h (feminino) e às 13h (masculino). Já as finais do futsal estão previstas para as 14h (feminino) e 15h (masculino).