Noticia
IFPB e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC promovem workshop com foco na Educação Maker
Metodologias ativas. Protagonismo estudantil. Prototipagem. Troca de experiências. Com foco na Educação Maker, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) realizaram o “Workshop Mundo Maker” na sexta-feira, 18, no Campus João Pessoa. O evento foi promovido pelo Laboratório Lampião Maker do IFPB.
De acordo com a professora Nadja da Nóbrega Rodrigues, que coordena o Laboratório Lampião Maker em conjunto com o professor Marcéu Adissi, o evento teve o objetivo de proporcionar momentos de reflexões e trocas sobre a cultura e o mundo maker, por meio da apresentação de conceitos e práticas já utilizados em processos de ensino, pesquisa e extensão, e da prospecção sobre cenários voltados à educação maker (aprender fazendo).
“O workshop mobilizou cerca de 90 participantes. Foi um momento muito rico no qual servidores, alunos e parceiros sociais tiveram voz, o que possibilitou o compartilhamento de diversos tipos de visões e perspectivas sobre a importância do mundo e da cultura Maker, tanto na academia quanto nos demais espaços institucionais”, afirma Nadja Nóbrega. Ela ressaltou que os diferentes projetos apresentados, em ensino, pesquisa e extensão, mostram que a cultura maker pode contribuir com todas essas áreas de conhecimento e em múltiplas vivências.
Pela manhã, a programação foi realizada no Auditório José Marques, e o acolhimento foi feito pela professora e musicista Marina Marinho, que executou algumas composições ao violino. Na ocasião, ela também falou para o público sobre a importância da inovação em todas as áreas de conhecimento, inclusive na música, por meio dos processos de construção de instrumentos musicais.
A solenidade de abertura do workshop contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha Costa (representando a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho), da gerente de Projetos da Setec/MEC, Úrsula Gomes Rosa Maruyama; e da coordenadora do Lampião Maker, Nadja Rodrigues. Também integraram a sessão, Elizabete Sanches da Silva, assessora especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi); Karina Massei, representando os parceiros dos Lab Makers (UFPB, InPact); e Vivia de França Mendes, aluna do curso Técnico em Contabilidade, representando os alunos que atuam em espaços maker.
Úrsula Maruyama ministra palestra “Potencialidades da Cultura e do Mundo Maker”
Durante o workshop, a professora Úrsula Maruyama ministrou a palestra “Potencialidades da Cultura e do Mundo Maker”. Logo em seguida, houve o momento “Espaços Makers: Relatos de experiências no IFPB”, com apresentação dos seguintes trabalhos: “Lara - Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada” - Campus João Pessoa, apresentado pelo professor Alexandre Fonseca D Andrea; “Fire's Rocks Maker” - Campus Pedras de Fogo, pelo professor Frederico Campos Pereira; “Lampião Maker - Laboratório Modelo de Prototipação, Ideação e Aprendizagem” - Multicampi, pelos professores José Alves do Nascimento Neto e Marcéu Oliveira Adissi; “FabLab Inventura” - Campus João Pessoa, pelos professores Maurício Camargo Zorro e Ruth Estupinan, e “Lab Maker One e Two”, pelo professo Thyago de Almeida Silveira.
À tarde, o evento teve continuidade no Espaço Multifuncional - Lampião Maker. No local, os participantes puderam conhecer o Circuito da Inovação, com visita técnica às instalações do Parque Sinergia, Lampião Maker e Polo de Inovação. Depois, houve o “Momento Gestão (Lampião Maker e Setec/MEC)”, seguido do Café Regional, na verdade, um momento de integração, para conexões e trocas Maker.
Representantes do MEC apresentam projeto Rede Maker em Campina Grande
Na quinta-feira, 17, representantes da Setec/MEC também estiveram no Campus Campina Grande, onde apresentaram o projeto Rede Maker e puderam conhecer as ações dos laboratórios IFMaker do interior da Paraíba. O encontro aconteceu durante dois turnos e contou com a participação de servidores das unidades de Campina Grande, Patos, Sousa, Picuí e Catolé do Rocha, além da pró-reitora Silvana Costa.
Acesse aqui para saber mais sobre a visita no Campus Campina Grande.
Texto: Angélica Lúcio- Jornalista