Noticia
II Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB é publicada
A Editora do IFPB publicou, em seu catálogo virtual, a II Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB. O e-book foi organizado com os 40 textos selecionados no 3ª Concurso Literário do Instituto Federal da Paraíba.
A obra pode ser acessada gratuitamente neste link.
A organização foi da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Junior, informou que a versão impressa da coletânea já está em andamento.
Em sua terceira edição, o concurso literário homenageou duas grandes escritoras: Marilia Arnaud, romancista e contista premiada, e a dramaturga consagrada nacionalmente, Lourdes Ramalho (já falecida). Os 100 anos da Semana de Arte Moderna foi outra inspiração para o concurso literário. Mas, a temática para os textos selecionados foi totalmente livre.
Inicialmente, o edital previa a publicação de 10 textos de cada gênero literário. Mas, a poesia foi a grande campeã entre os envios de textos pelos autores. Assim, a coletânea tem 20 poesias, 11 contos, cinco crônicas e quatro cordéis.
A realização do concurso literário pode ser considerada um grande sucesso extensionista, já que a maioria das pessoas inscritas foi da comunidade externa. O livro conta com textos de nove estudantes do IFPB e de cinco servidores. Alunos das redes públicas municipais e estaduais também estão entre os autores. No total, foram recebidos 105 textos.
Além da Diretoria de Cultura da Proexc, a realização do concurso contou com a parceria das bibliotecas dos campi do IFPB em Campina Grande e Santa Luzia e dos docentes de Língua Portuguesa dos campi Monteiro, Itaporanga e João Pessoa. Os quatro organizadores da obra foram os professores Rosa Samara Silveira, George Glauber Félix Severo e Sérgio Araújo de Mendonça Filho e a bibliotecária Maria Eliziana Pereira de Sousa. Mas, a obra contou com uma larga colaboração de grupos de avaliadores e revisores.
A coletânea traz textos de autores que já publicaram em antologias, mas marca a estreia da maioria. Os organizadores ressaltaram a importância da publicação para mostrar o interesse dos brasileiros pela literatura. A obra também demonstrou que o IFPB rompeu barreiras atraindo autores de vários estados brasileiros.