Noticia
Lançamento da 2ª Coletânea de Poesia, Contos, Cordel e Crônicas do IFPB é marcado por emoção e homenagem a escritoras paraibanas
O Auditório José Marques do Campus João Pessoa do IFPB recebeu nesta quinta-feira (10) a solenidade de lançamento da 2ª Coletânea de Poesia, Contos, Cordel e Crônicas do IFPB. A obra contém 40 textos, entre poesias, contos, crônicas e cordéis, que foram selecionados para publicação pelo 3º Concurso Literário do IFPB, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
A mesa de abertura do lançamento da coletânea contou com a participação de servidores do IFPB, do público externo, da escritora homenageada pelo festival Marília Arnaud e da representante da dramaturga Lourdes Ramalho, sua neta Letícia Ramalho. Representando a gestão anterior da Proexc e da Diretoria de Cultura, estiveram presentes Maria Cleidenedia Morais e Glauber Severo e o Diretor de Cultura da nova gestão do IFPB, professor Erivan Lopes Tomé Júnior, que também representou o novo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, professor Cícero Nicácio Lopes. A Direção-geral do Campus João Pessoa, que sediou o evento, foi representada pela Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, Dayse Ayres. Também esteve presente na mesa a presidenta da comissão organizadora do 3º Concurso Literário do IFPB, professora Rosa Samara Silveira Xavier.
Do público externo, participaram ainda o presidente da Academia Princesense de Letras e Arte (Apla), Emmanuel Conserva de Arruda, que celebrou a seleção de uma crônica do estudante da rede pública da cidade de Princesa Isabel, Júlio César Rodrigues, para integrar a coletânea. Também estiveram presentes no auditório alguns dos escritores que tiveram textos publicados na coletânea e membros da comunidade acadêmica do IFPB.
O professor Glauber Severo falou sobre a emoção de lançar o e-book com os textos selecionados pelo concurso. “Considerando que o concurso recebeu mais de 100 textos inscritos em modalidades como poesia, conto, crônica e cordel, enviados por servidores, alunos e membros do público externo, podemos dizer que a iniciativa foi um grande sucesso. Os textos aprovados possuem grande qualidade e dialogam com temas importantes da nossa cultura”, afirmou um dos organizadores.
Após as falas dos membros da mesa, o evento recebeu a apresentação cênica do grupo de teatro do Campus João Pessoa, coordenado pela professora Rosa Samara, que fez uma adaptação do capítulo quinze do livro “Pássaro Secreto”, escrito por Marília Arnaud. Em seguida, autores de textos vencedores do concurso tiveram a oportunidade de ler e encenar algumas de suas produções para o público presente no auditório.
O evento prosseguiu com o lançamento oficial da coletânea por meio da apresentação em data-show do e-book e foi encerrada com a performance da escritora Rosilene Leonardo, da comunidade externa do Campus Princesa Isabel, com o poema “Lítera-mulher”. O e-book deve ser lançado pela Editora IFPB no site.
Texto: Amanda Tavares de Melo - jornalista do Campus Sousa do IFPB
Fotos: Jerusa Farias – servidora da DGCom do IFPB