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Livro aborda práticas e espaços pedagógicos em institutos federais do NE
Refletir sobre o direito à educação e à qualificação, em nível de pós-graduação, a partir de sonhos que se tornaram realidade. É o que nos convida o livro Práticas e espaços pedagógicos em institutos federais do nordeste: experiências na pós-graduação lato sensu no IFPB e no IFRN, coeditado pelas editoras dos Institutos Federais da Paraíba (IFPB) e do Rio Grande do Norte (IFRN).
Fruto de pesquisas dos servidores das duas instituições, com o apoio das respectivas Pró-Reitorias de Pesquisa, a obra contempla a produção acadêmica de cursos de pós-graduação lato sensu do IFPB e do IFRN, apresentando resultados de temáticas investigadas pelos discentes e seus respectivos orientadores.
Dividida em quatro eixos — I. Formação Docente; II. Reflexões sobre Ensino e Proposições Didáticas; III. Organização do Espaço Pedagógico; e IV. Questões Ambientais e Saúde —, a partir de material enviado pelos cursos, a publicação foi organizada pela professora Deyse Morgana das Neves Correia (IFPB) e os professores Leonardo Alcântara Alves e Rodrigo Luiz Silva Pessoa (ambos do IFRN).
“O livro foi resultado de uma parceria do IFPB com o IFRN. Cada curso de pós-graduação lato sensu do IFPB e do IFRN podia selecionar, em edital e ou critérios próprios, um texto resultante de pesquisa de aluno mais orientador para compor a coletânea”, afirma Deyse Morgana Correia.
Ela acrescentou que as editoras e os gestores de pós-graduação das Pró-Reitorias de Pesquisa dos dois institutos tiveram a iniciativa de fazer essa publicação para divulgar a produção acadêmico-científica das especializações ofertadas na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
“A publicação faz um retrato, portanto, do conhecimento produzido nos cursos de especialização do IFPB e do IFRN, e cumpre o objetivo de dar visibilidade às pesquisas e suas contribuições nas respectivas áreas”, ressalta Deyse Morgana Correia.
Para o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Aldo de Lima Neto, que assina a apresentação da obra, o livro não apenas atesta a variedade das pesquisas e seus impactos em vários níveis, sociais, ambientais, administrativos e educativos, mas também sinaliza à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) a necessidade de pensar novas formas de fomentar e visibilizar a produção científica no nível de ensino em foco na publicação.
O livro Práticas e espaços pedagógicos em institutos federais do nordeste: experiências na pós-graduação lato sensu no IFPB e no IFRN está disponível aqui para download.
Angélica Lúcio - jornalista do IFPB