Noticia
Desafios da inovação tecnológica são discutidos em evento promovido pelo IFPB
13 milhões de reais. Este é o valor que o Instituto Federal da Paraíba já investiu em projetos e ações ligadas a área de inovação. A boa notícia foi dada pelo Diretor de Inovação Tecnológica, Daniel de Macedo, durante a abertura nesta quinta-feira (15) no Sesc-Cabo Branco do Parahyba Innovation Summit- II Encontro de Gestores de Inovação do IFPB.
O evento reúne estudantes, pesquisadores, diretores, Pró-Reitores do IFPB, gestores de inovação e representantes de órgãos como a Fapesq, PaqTcPB, Embrapii, Sebrae, e de instituições como a UEPB, IFES, UFSC e PUC.
A mesa de abertura foi formada pela reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e pelo Presidente da Funetec, Anselmo Castilho.
Em sua fala inicial o diretor Erick Melo lembrou que o Polo de Inovação é um ecossistema que tem contribuído com o setor industrial através da NEO (Agência de Inovação) e do Parque Sinergia. “Temos acordos e parcerias com várias empresas locais no desenvolvimento de novas tecnologias e protótipos, a inovação veio para ficar”. Para 2023 ele anunciou o Polo EaD na área de business, uma educação com foco em negócios.
O Pró-Reitor da Proexc, Nicácio Lopes, ressaltou a importância do encontro e destacou o espírito de vanguarda do Instituto Federal. “O IFPB é um terreno fecundo de talentos, de inteligência, e compete a instituição oferecer os mecanismos para possibilitar a comunidade cientifica e tecnológica o processo de concepção e desenvolvimento de ações de inovação para o desenvolvimento do país”.
Para Silvana Costa, da PRPIPG, o encontro significa a consolidação da política de inovação. “Este evento é para os agentes de inovação que atuam nos campi, precisamos revelar nossos talentos e este é o momento”.
Mary Roberta agradeceu o trabalho realizado pelo ex-reitor Nicácio Lopes na construção da base da inovação no IFPB. “Tivemos uma mudança conceitual e prática com investimentos na área de inovação e empreendedorismo”. A reitora lembrou a recente adesão do IFPB no Hub de Inovação Farol Digital e disse que a capacitação nesse encontro, junto com outras instituições, vai permitir ampliar as ações.
O primeiro painel do dia abordou o tema relacionamento com empresas e prospecção. Marcos Caramelo, fundador da Sustentec, destacou a expertise do IFPB em integrar a academia com a indústria. O pesquisador da Assert, Mateus Lima, disse que o encontro é uma oportunidade ímpar de congregar pessoas com visões diferentes, mas com princípios comuns para fortalecer a inovação.
Agora à tarde estão programados painéis sobre: Políticas de inovação; Incubadoras, possibilidades e desafios; palestra Embrapii-Lab 2 market e Start talk session NEORON. No último dia do evento, na sexta-feira (16) haverá painéis sobre: Ações governamentais para inovação, Open Innovation, Formação de recursos humanos em TICs e apresentação do relatório de gestão NEO/IFPB. O evento é gratuito e aberto a comunidade.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM