Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > IFPB apresenta edição 2022-2024 do PIBID e do PRP com transmissão da TV IFPB

IFPB apresenta edição 2022-2024 do PIBID e do PRP com transmissão da TV IFPB

Com investimentos de R$ 6,4 milhões, programas beneficiam cerca de 730 bolsistas
publicado: 19/12/2022 22h38 última modificação: 19/12/2022 22h41

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou nesta segunda-feira, 19, de forma virtual, a apresentação oficial da edição 2022-2024 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A transmissão ocorreu por meio do canal oficial da TV IFPB no YouTube, contando com a participação de gestores da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, além da audiência em tempo real de cerca de 400 pessoas de diferentes municípios paraibanos.

Tanto o PIBID quanto o PRP têm como objetivo promover o aperfeiçoamento da prática nos cursos de licenciaturas bem como maior vínculo entre os futuros professores e as escolas públicas. Em sua nova edição, os programas contam com mais de 720 bolsistas e investimentos acima de R$ 6,4 milhões.

Para o pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar dos Santos, que participou da mesa virtual do evento representando a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, a pauta da formação docente é fundamental no Brasil. Ele lembrou que a educação vive tempos difíceis no País e parabenizou todos os profissionais que fazem parte do PIBID e do PRP. “Temos tidos muitos reveses de uma política que não vem colocando a educação como prioridade. Mas nesse momento, eu gostaria aqui de parabenizar a todos e a todas que fazem parte desses programas, principalmente os nossos parceiros, e desejo muito sucesso a todos e todas”.

Segundo o diretor de Educação Superior do IFPB, professor Richardson Correia Marinheiro, a edição 2022-2024 do PIBID e do PRP envolve quase 600 estudantes, dois coordenadores institucionais, 33 coordenadores de áreas e docentes orientadores e 96 supervisores e preceptores. “Ao todo, são 728 bolsistas. Serão cerca de R$ 6,4 milhões de recursos para pagar essas bolsas, oriundas da própria Capes”, disse.

Em sua fala, a representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura destacou a relevância do PIBID para os docentes. “Para mim é uma satisfação estar aqui, porque eu entendo a importância do papel do PIBID na formação dos professores. O PIBID faz parte da minha formação. Sou fã número 1 do programa e acredito que ele precisa se fortalecer”, afirmou Keitiana Silva.

“Ficamos muito felizes com a continuidade de programas tão importantes para a nossa instituição e para a educação brasileira”, comentou o professor Wesley Crispim Ramalho, coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica, em sua saudação aos participantes dos programas.

Para a coordenadora Institucional dos Cursos de Licenciatura, professora Ana Maria Zulema Pinto Cabral da Nóbrega, o PIBID e o PRP são dois programas estratégicos no fortalecimento das licenciaturas. “E são programas fundamentais para o desenvolvimento de uma boa educação pública de qualidade. Isso porque falar de qualidade de educação perpassa, obrigatoriamente, pela formação docente”, ressalta.

Programas contemplam dezenas de municípios do Estado

Ao longo da transmissão via TV IFPB, a apresentação oficial dos dois programas foi feita pelo coordenador Institucional do PIBID, professor Joab dos Santos Silva, e pelo coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica, professor Wesley Crispim Ramalho.

O PIBID envolve seis áreas, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras, Matemática e Química, em cerca de 30 escolas situadas nos municípios de Cabedelo, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande e João Pessoa.  Já o PRP trabalha com residência pedagógica em Matemática, Física, Biologia, Educação Física, Química e Língua Portuguesa, nos municípios de Cabedelo, Princesa Isabel, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí e João Pessoa.

Saiba mais sobre os objetivos dos programas aqui.

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB