Noticia
Codir realiza primeira reunião do ano sob comando da reitora do IFPB
O Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir) realizou nesta segunda-feira (23) de forma virtual a 54ª reunião ordinária, a primeira do ano sob o comando da reitora Mary Roberta. Na pauta estavam assuntos ligados à internacionalização e demandas da comunicação e Tecologia da Informação.
Inicialmente a reitora Mary Roberta falou sobre o encontro acontecido na semana passada em Brasília, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes de instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para a reitora a reunião foi um momento importante onde se destacou a defesa da democracia. “Os reitores aproveitaram para pedir mais recursos e a autonomia das instituições”. O presidente Lula se comprometeu com a recuperação orçamentária, retomada de obras paralisadas e em acatar a escolha pela comunidade acadêmica do nome mais votado para reitor(a).
Em seguida o Diretor do Polo de Inovação enalteceu a assinatura do acordo de parceria entre o IFPB e o Governo do Estado para o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Erick Melo destacou também o termo de cooperação com o BNDES/EMBRAPII para projetos relativos à transformação digital e indústria 4.0, subcréditos que somam R$50 milhões.
Na sequência a diretora de Comunicação e Marketing, Mayara Guimarães, apresentou as artes gráficas dos materiais institucionais produzidos pela DGCOM. “Os itens foram feitos levando em conta a padronização, a economicidade e o fortalecimento da marca do IFPB” explicou. As peças gráficas serão compartilhadas pelo Google Drive.
Outro tópico apresentado foi a cota para utilização do armazenamento de e-mail, documentos, fotos e vídeos no Google Workspace. O diretor da DGTI, Fábio de Albuquerque Silva, mostrou as limitações que o Google pretende implementar na cota de armazenamento, limitada a 100 Terabyte por instituição. ”Temos no IFPB 24 mil usuários ativos que utilizam cerca de 400 Terabyte”. Fábio apresentou alternativas de versões gratuitas e pagas, com limitações de cotas. O assunto voltará a ser discutido pelo Comitê de Governança Digital do IFPB.
Na última parte da reunião a professora Mônica Montenegro, da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), apresentou a proposta do edital do Projeto de imersão English Through Toronto, edição 2023. O edital prevê oportunidades para estudantes de nível médio, técnico e superior. A reitora Mary Roberta orientou que fosse realizada nova reunião com os campi envolvidos para o alinhamento de detalhes, como quantitativo de alunos beneficiados e custos.
A assessora da Arinter aproveitou a reunião para lembrar aos diretores gerais o envio dos nomes dos representantes nos campi na Coordenação do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) e no Núcleo de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos (NuCLI). A professora Mônica solicitou também a relação dos docentes de línguas (português, libras, inglês, espanhol e francês) dos campi para efetivar possíveis cursos de proficiência, capacitação e adesão a projetos e editais.
Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM