Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Inscrições para bolsas de estudos na Europa

Noticia

Inscrições para bolsas de estudos na Europa

Estudantes de cursos das áreas de física, engenharia, ciências da computação ou matemática podem se inscrever até o dia 30 de janeiro
por publicado: 04/01/2023 09h19 última modificação: 04/01/2023 09h29

Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em participar do "Summer Student Programme", um programa da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). As bolsas são custeadas  pela Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana a cidadão latino-americano. As inscrições podem ser realizadas até 30 de janeiro de 2023, nesta página.

A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê: pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa; seguro-saúde e 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas  da física, engenharia, ciências da computação ou matemática. São requisitos para concorrer: ter completado, até o verão europeu, que é de junho a setembro, pelo menos três anos de estudos de nível universitário; não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses e não ter participado de edições anteriores do Programa e bom conhecimento da língua inglesa. 

É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa. Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até um ano. 

A CERN oferecerá aos estudantes contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projetos técnico    avançado, programa de palestras de física e de tecnologia da informação e assistência para encontrar acomodação.

O interessado em mais informações pode acessar  aqui .

 

*Ernani Baracho com informações do Ministério das Relações Exteriores