Noticia
Polo de Inovação do IFPB participa de pesquisa sobre aplicação de 5G em larga escala
O Polo de Inovação do IFPB, por meio da Unidade Embrappi para comunicações avançadas, está integrando uma aliança entre Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), três grandes empresas do setor de telecomunicações, duas startups e três centros de pesquisa brasileiros. O objetivo da pesquisa é buscar respostas para a aplicção de 5G em larga escala no chão de fábrica. Empresas e academia trabalharão no desenvolvimento de software, hardware e componentes de conectividade para construção de uma plataforma em que serão validadas as aplicações industriais.
Chamado Conectividade 5G e EDGE Computing para Transformação Digital na Indústria 4.0 (EDGE5G), o projeto será desenvolvido no modelo Basic Funding Alliance (BFA), uma das ferramentas da Embrapii de fomento à pesquisa experimental. O contrato foi firmado no último dia 18 de janeiro e os trabalhos serão desenvolvidos até janeiro de 2026, com investimento previsto de R$ 9 milhões da Embrapii e R$ 900 mil dos parceiros que compõem a aliança.
Desenvolvimento do Projeto no IFPB
No IFPB, o projeto é coordenado pelo professor Ruan Delgado Gomes (Campus João Pessoa). Ao todo, o IFPB conta com cinco pesquisadores, além do professor Ruan, outros quatro pesquisadores estão envolvidos na pesquisa, são eles: Michel Coura Dias (campus João Pessoa); Paulo Ditarso (campus João Pessoa); Marcelo Portela de Sousa (Campus Campina Grande) e Otacílio de Araújo Ramos Neto (Campus Guarabira). Estes professores atuarão como pesquisadores e liderarão pesquisas nas seguintes áreas: infraestrutura de rede de acesso para redes 5G privadas, redes definidas por software, virtualização de funções de rede, plataformas para processamento distribuído e na borda em redes 5G privadas, e desenvolvimento de aplicações intensivas em processamento, com foco inicial em controle de qualidade e sistemas de automação inteligentes na indústria.
O professor Ruan destacou a atuação do diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo; do diretor da Agência de Inovação do IFPB (NEO), Daniel Macedo e do procurador Federal do IFPB, Michell Torres para que este projeto fosse viabilizado. O pesquisador destacou, ainda, que por ter a participação de dois professores membros de programas de pós-graduação do IFPB, será viável realizar atividades de pesquisa também alinhadas com dissertações a serem desenvolvidas nesses dois programas. Os professores Ruan Delgado e Paulo Ditarso são membros do Programa de Mestrado de Tecnologia da Informação e o professor Ruan é membro do Mestrado em Engenharia Elétrica, ambos os programas do Campus João Pessoa.
O professor Ruan informou que pelo menos outros oito pesquisadores serão integrados à equipe. Para tanto, em breve serão abertos editais para seleção de estudantes (de graduação ou mestrado) e colaboradores externos.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
*DGCOM IFPB com informações da EMBRAPII