Noticia
Assembleia homenageia reitora do IFPB
“A luta primária ainda é a liberdade. O Oito de Março é, acima de tudo, uma data política”. Com essas palavras, a deputada estadual Francisca Motta deu início à sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, foi agraciada com a Medalha Professor Darcy Ribeiro, e a primeira-dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins, recebeu a Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior.
As duas comendas concedidas na tarde desta quarta-feira, 8, foram propostas pela deputada estadual Danielle do Vale. Para a parlamentar, as mulheres são forças incríveis na sociedade, mas muito trabalho ainda precisa ser feito, pois a vida das mulheres ainda é marcada por violência, preconceito e dificuldade.
Ao anunciar a entrega da medalha à reitora do IFPB, Danielle do Vale ressaltou o trabalho desenvolvido pela gestora Mary Roberta na área da educação e como dirigente do Instituto Federal da Paraíba. “Mary Roberta tem conduzido o IFPB com excelência, e esta medalha é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ela na área da educação em nosso Estado”, afirmou.
Após receber a comenda Darcy Ribeiro, a reitora do IFPB discursou na tribuna. Inicialmente, ela agradeceu a presença do público, lamentou que poucos parlamentares homens estivessem presentes numa data tão cara às mulheres, demonstrou satisfação com a presença de profissionais do Instituto que integram sua gestão e vibrou ao ver estudantes do IFPB que ali estavam para prestigiar a solenidade.
“Hoje é um dia de luta, dia de viver mulher. Agradeço à deputada estadual Danielle do Vale pela indicação de meu nome para esta grande honraria”, discursou a reitora. Conforme Mary Roberta, é uma grande responsabilidade receber uma comenda que leva o nome do educador Darcy Ribeiro. “Este brilhante intelectual mineiro, antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político que há 26 anos nos deixou. Mas ficou seu legado e exemplos. Deus o tenha!”.
Em discurso, reitora diz que o IFPB é a sua vida
Ao longo de seu discurso, que precisou ser encurtado devido à escassez de tempo, a dirigente comentou que o IFPB faz parte de sua história desde a adolescência, quando ingressou na instituição como aluna do técnico em mecânica na Escola Técnica Federal da Paraíba. De lá para cá, são anos e anos de dedicação e amor ao Instituto. “Esta escola que vive em meus sonhos, entranhada em minha história e em minhas memórias afetivas, é uma instituição que é a minha vida, o meu coração”, disse.
A reitora Mary Roberta também ressaltou que o IFPB não só transformou e modificou sua vida, mas também a de milhares de estudantes e servidores que por ela passaram ou que tiveram contato ao longo desse tempo. "Hoje, o Instituto Federal da Paraíba, além de ser uma das mais antigas, é também a maior escola técnica que este estado tem! Somos 21 campi distribuídos em 19 municípios da Paraíba e ainda temos um Parque Científico e Tecnológico e um Polo de Inovação", destacou Mary Roberta.
A reitora comentou que a comenda recebida nesta quarta-feira também foi uma forma de aproximar os estudantes do IFPB do Parlamento. “Com essa homenagem, vocês também me deram a oportunidade de trazer para cá nossos estudantes, meninos e meninas que tiveram uma verdadeira aula aqui”, comentou a reitora.
Por fim, Mary Roberta encerrou seu discurso convidando os deputados e deputadas estaduais da Paraíba a caminharem juntos com o Instituto. “Venham conosco! Com vocês junto ao IFPB, podemos fazer muito mais, produzir conhecimento e ajudar as mulheres”, afirmou.
A sessão especial na Assembleia Legislativa foi realizada no Plenário José Mariz, sendo presidida pela deputada Francisca Motta, a parlamentar com mais mandatos na Casa de Epitácio Pessoa. Dentre as autoridades presentes, estavam a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes; a secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; e a prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa.
Do IFPB, destacam-se também a presença de Nicácio Lopes, pró-reitor de Extensão e Cultura; Silvana Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Rivânia Sousa, pró-reitora de Assuntos Estudantis; Neilor Cesar, pró-reitor de Ensino; Turla Alquete, diretora-geral do campus Cabedelo; Ricardo Ferreira, diretor-geral do campus João Pessoa, e Anselmo Castilho, presidente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), dentre outros integrantes da atual gestão.
Nesta quarta-feira, o IFPB também lançou a campanha Mês da Mulher, cujo tema é “Para além das flores: conquistas e lutas”. Acesse aqui para saber mais.
Texto: Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB / Fotos: Pablo França- Programador Visual do IFPB.