Noticia
Inauguração de parque de energias renováveis reforça importância de curso do IFPB
A inauguração de um complexo híbrido de energia eólica e solar na Paraíba, nesta quarta-feira, 22, reforça ainda mais a importância do curso técnico em energias renováveis ofertado pelo Campus Santa Luzia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na região. Inaugurado com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz é um empreendimento privado composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW de energia limpa e renovável.
Com investimentos de cerca de R$ 3,5 bilhões, o Neonergia será capaz de evitar a emissão de mais de 100 mil toneladas de CO2 por ano. Primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Aneel, o Neoenergia está instalado na região de Santa Luzia, no Sertão paraibano, onde o IFPB oferta o Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis desde 2020.
Para a reitora do IFPB, o parque eólico é de grande relevância para o Instituto porque traz possibilidade de desenvolvimento para toda a Paraíba. "E isso vai em cadeia, levando ações, tanto internas quanto externas, para o desenvolvimento do Estado, sobretudo na nossa missão de ensino, pesquisa e extensão. São várias possibilidades que se abrem", comentou Mary Roberta.
De acordo com Victor Andrade Lima Ferreira, coordenador do Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis, a certificação dada pelo IFPB é de extrema importância para a comunidade, pois o curso habilita os alunos a contribuir com o desenvolvimento econômico da região.
“Além disso, a importância desse curso ofertado pelo IFPB se torna mais evidente após a recente construção desse parque híbrido eólico e solar do grupo Neoenergia. Ao longo desses últimos anos, há uma demanda crescente por profissionais qualificados nesse setor, e nosso curso oferece uma oportunidade valiosa para os alunos que desejam ingressar nesse mercado em expansão, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País como um todo”, ressalta Victor Andrade. Ele acrescentou que existe uma demanda crescente por profissionais nessa área, e é um privilégio para Santa Luzia ter uma formação técnica de qualidade no epicentro regional das energias renováveis no Estado.
“Com esse curso, o Campus Santa Luzia visa a formar o aluno, ofertando os fundamentos técnicos para que o estudante egresso entre no mercado de trabalho na própria região. Então isso é de extrema importância como estratégia educacional e melhor eficácia do investimento público, pois os alunos estão sendo formados para trabalhar aqui mesmo”, declara. Victor Andrade comentou ainda que, em 2022, os alunos que estavam cursando o último semestre do curso fizeram visitas técnicas aos empreendimentos do grupo Neonergia. Além disso, há ex-alunos do IFPB que fizeram o curso técnico em energias renováveis que estão trabalhando para empresas terceirizadas que prestam serviços ao Complexo Neonergia.
Também estiveram presentes à inauguração do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz, nesta quarta-feira, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e o diretor-geral do Campus Santa Luzia, Jerônimo Andrade da Nóbrega.
Conforme divulgado pela Agência Brasil, em seu discurso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou a intenção do governo em aumentar a participação de energia limpa no parque de geração do País. Além disso, ele acredita que os empreendimentos nesse setor podem ser indutores da industrialização na Região Nordeste. O Complexo Renovável Neoenergia se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede.
Curso do IFPB tem dois anos de duração
Voltado a quem já concluiu o ensino médio, o Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis ofertado pelo IFPB tem duração de dois anos e objetiva habilitar profissionais com competências em planejamento, execução e manutenção em elementos de sistemas de energia renovável. A cada ano, são oferecidas 80 vagas.
Após formado, o profissional estará apto a: realizar projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia; coordenar atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica); e seguir especificações técnicas e de segurança.
O profissional certificado pelo IFPB também estará habilitado a realizar montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais; aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica; desenvolver novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética; identificar problemas de gestão energética e ambiental; e projetar soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.
Angélica Lúcio/Jornalista do IFPB/Reitoria