Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > IFPB conquista mais de R$ 11 milhões na recomposição orçamentária

IFPB conquista mais de R$ 11 milhões na recomposição orçamentária

Reitora Mary Roberta participa de cerimônia com presidente Lula e ministros
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/04/2023 16h57 última modificação: 26/04/2023 13h44

O Instituto Federal da Paraíba terá direito a R$ 11.651.228,13 na recomposição orçamentária anunciada nesta quarta-feira, 19 de abril, em cerimônia realizada em Brasília pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com presença de diversos ministérios. A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, participou do evento, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes de entidades de estudantes e de sindicatos de servidores, além dos reitores das universidades e da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica.

No total, o Governo Federal conseguiu disponibilizar R$ 2,44 bilhões para universidades e para a Rede. O montante terá R$1.395.580,33 para assistência estudantil e R$10.255.647,81 para o funcionamento.

“Havia uma preocupação muito grande com os valores que foram postos pela gestão anterior porque não seriam suficientes para o nosso funcionamento pleno. Agora, podemos trabalhar com folga para o que foi planejado e será executado”, destacou a reitora.Reitora em Brasilia reunião.jpeg

Ao todo, 70% do montante, R$1,7 bilhão será disponibilizado para a recomposição direta nas universidades e institutos. Desse valor, aproximadamente R$ 1,32 bilhão será direcionado para as universidades e R$388 milhões para os institutos federais. Os outros 30%, cerca de R$ 730 milhões, serão destinados para obras e outras ações que ficaram com as despesas descobertas na gestão anterior, como ocorreu com a residência médica e multiprofissional, e com as Bolsas Permanência para estudantes.

A professora Mary destacou o respeito da presidência da República em disponibilizar espaço para o diálogo com todos os atores envolvidos na área educacional. “A presidenta do Conif, Leopoldina Veras, teve espaço de fala e do mesmo modo a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, que inclusive é aluna da Rede”, comentou Mary Roberta.

A reitora comentou que todos os diretores gerais dos campi do IFPB já estão a par e as instituições estão aguardando Nota Técnica do MEC para detalhar as questões sobre os recursos da assistência e custeio. Mary ressaltou também conquistas recentes como o aumento do valor das bolsas de pesquisa e pós-graduação e de outros programas federais.

“Tivemos ainda a recomposição do Programa Nacional de Alimentação Estudantil (PNAE) e das bolsas de programas como o Pibid e o Residência Pedagógica”, lembrou Mary. Além do MEC, estavam no encontro a Ministra de Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

*Texto: Ana Carolina Abiahy-Jornalista do IFPB