Noticia
CODIR realiza reunião ordinária virtual
O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal da Paraíba (CODIR) realizou nesta quinta-feira (11) a 57ª Reunião Ordinária. O encontro de forma virtual, tratou entre outros assuntos, da situação dos estudantes egressos no mercado de trabalho e de uma nova ferramenta de gestão.
Inicialmente a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa Silva, apresentou em primeira mão, o resultado de uma pesquisa realizada junto a mais de três mil estudantes egressos que concluíram o ensino técnico no IFPB. O relatório mostra que cerca de 70% deles estão num curso superior ou atuam no mercado de trabalho, alguns recebendo até 10 salários-mínimos. “É uma satisfação muito grande, isso mostra a qualidade do trabalho que vem sendo feito em nossa instituição” disse. Os resultados são preliminares, o relatório completo será enviado aos campi no próximo mês.
Rivânia também falou sobre o aumento da oferta de vagas do Programa Bolsa Permanência e das ações junto a Proexc e Arinter para o atendimento de discentes do Programa Pré-PEC G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação) que seleciona estudantes estrangeiros para cursar graduação fora de seus países.
Em seguida a Diretora de Administração e Finanças do Polo de Inovação, Cleidenedia Morais, falou de reuniões mantidas recentemente com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira, com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, além de encontros com representantes da Cinep e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade onde foram apresentadas as potencialidades do IFPB e discutidas ações de parceria.
Na sequência o Pró-Reitor de Administração e Finanças mostrou detalhes da recomposição orçamentária que vai permitir “maior fôlego ao IFPB” segundo José Albino Nunes. A recomposição foi viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da transição, aprovada no fim do ano passado.
Por fim o Diretor de Planejamento Institucional, Pablo Andrey, apresentou na reunião do CODIR, uma nova ferramenta de gestão, um sistema de BI (Business Intelligence) com informações de gestão do desenvolvimento do IFPB.
O sistema mostra através de dados atualizados de forma automática, o detalhamento da execução orçamentária do IFPB, do pagamento de notas fiscais, origem do orçamento empenhado, situação de obras em andamento, entre outras ações. O Painel de Gestão contém informações alimentadas diariamente de sistemas oficiais do governo.
O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, enalteceu a concepção do novo sistema desenvolvido por Pablo Andrey e equipe. “É uma ferramenta que potencializa o aspecto relacionado a transparência, a gestão sistêmica do processo de execução orçamentária”.
A reitora Mary Roberta parabenizou Pablo Andrey junto com a equipe da PRAF pela criação da nova ferramenta. “Essa ferramenta é importante para tomada de decisões e ver como podemos nos ajudar uns aos outros na solução de problemas; Pablo como profissional de TI traz soluções tecnológicas para o nosso processo de gestão” disse.
Em breve a ferramenta será disponibilizada para a equipe de gestão do Instituto Federal da Paraíba.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM